Espaço interactivo que se destina à fotografia e à informação sobre os Navios de Cruzeiro que passam pelo Porto Turístico do Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal. Todos os artigos aqui publicados são da autoria e da responsabilidade de NUNO OLIM, pelo que a sua reprodução ou plágio não são autorizados.

domingo, 1 de abril de 2012

Último dia de Março com "Casa Cheia"

Ontem foram três os navios de cruzeiro que encheram o Porto Turístico do Funchal com as escalas do Crystal Shymphony, MSC Orchestra e o Seabourn Odyssey. O Crystal Shymphony fez a sua acostagem no porto pelas 7h00 procedente da capital portuguesa, Lisboa, e zarpou pelas 17h00 rumando a Tenerife, Ilhas Canárias. 
 
O MSC Orchestra chegou ao Funchal pelas 8h00 vindo de Tenerife, depois de uma travessia pelo Atlântico desde o Brasil até aos mares da Europa, mares esse que, irá navegar durante a sua temporada na Europa, nos meses de Verão. Soltou os cabos do porto do Funchal pelas 17h30 seguindo viagem até à grande Lisboa. Já o Seabourn Odyssey, também em viagem transatlântica das Caraíbas para o continente Europeu, escalou o Funchal até às 18h00, onde seguiu viagem para Lisboa. 

Crystal Shymphony no porto do Funchal. De referir que este navio está ao serviço da Crystal Cruises, foi construído em 1995, nos estaleiros de Kvaerner MASA, Turku, Finlândia. Possui cerca de 51 mil toneladas, 238 metros de comprimento máximo e 30 metros de largura. Tem capacidade para receber perto de 1010 passageiros servidos por 545 tripulantes. 
Tem como porto de registo as Bahamas. 
O navio italiano da MSC o Orchestra em escala na conhecida "Ilha das Flores", ou simplesmente "Pérola do Atlântico" na Ilha da Madeira, cidade do Funchal, Portugal.

O MSC Orchestra é um navio construído em 2007 nos estaleiros de Aker, St. Nazaire, França, para a MSC Cruises. É um navio da Classe Música, juntamente com os seus navios gémeos MSC Música, MSC Poesia e MSC Magnifica. Possui cerca de 89 mil toneladas, 293 metros de comprimento e 32 metros de largura. Pode alojar aproximadamente 3000 passageiros servidos por 987 tripulantes. 
Velocidade de cruzeiro: 23 nós (43K/h)
Porto de Registo: Panamá
Proa do navio Seabourn Odyssey junto ao Molhe. Este navio está ao serviço da Yachts of Seabourn, foi construído em 2009, nos estaleiros de T. Mariotti, Génova na Itália. É navio gémeo do Seabourn Sojourn e Seabourn Quest, ambos da Yachts of Seabourn. Tem perto de 32 mil toneladas, 198 metros de comprimento máximo e 25 metros de largura. Tem capacidade máxima para transportar 450 passageiros e 335 tripulantes. 
Velocidade de cruzeiro: 21 nós
Porto de registo: Nassau, Bahamas
Decks: 11

Mastro do Seabourn Odyssey. 

Pormenores da chaminé do navio Seabourn Odyssey. 

Momento da largada do Seabourn Odyssey seguindo depois viagem para a grande Lisboa. 
MSC Orchestra e a moderna Gare Marítima do porto Turístico do Funchal.
Fotos e Textos: Nuno Olim 

1 comentário:

Nuno Lopes disse...

Belíssimas fotos! Muitos parabéns!