Estiveram ontem, no porto do Funchal, os navios Empress e o Eurodam, dia em que se celebrou a Festa da Flor. O Eurodam, em estreia absoluta no Funchal, chegou pelas 7h15 depois da sua travessia pelo Atlântico desde Fort Lauderdale, na Florida até ao Funchal. Zarpou pelas 17h00, navegando até ao porto de Tenerife, nas Ilhas Canárias. O Empress, também no seu cruzeiro transatlântico desde o Brasil, chegou ao Funchal pelas 11h00, procedente de Tenerife e soltou os cabos pelas 20h00, rumo à capital portuguesa.
O navio Eurodam, está ao serviço da Holland America Line, foi construído em 2008, nos estaleiros de Fincantieri, Itália. Tem 86 mil toneladas, 290 metros de comprimento máximo e 32 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber a bordo perto de 2600 passageiros e 930 tripulantes. Tem como navio gémeo o Nieuw Amsterdam, ambos da mesma companhia e também os maiores navios da frota HAL, constituída por 15 navios de cruzeiro.
Classe do navio: Vista
Velocidade cruzeiro: 21.9 nós
O Empress, da Pullmantur Cruises, foi construído em 1990 nos estaleiros Chantiers de l´Atlantique, St. Nazaire, na França. Tem perto de 49 mil toneladas, 210 metros de comprimento máximo e 30 metros de largura. Tem capacidade máxima para alojar cerca de 2000 passageiros e 686 tripulantes. Já navegou anteriormente para a Royal Caribbean International com o nome Empress of the Seas.
Velocidade cruzeiro: 19.5 nós
Mastro do Empress
Pormenor do janelão envidraçado.
Texto e Fotos: Nuno Olim
Sem comentários:
Enviar um comentário