Espaço interactivo que se destina à fotografia e à informação sobre os Navios de Cruzeiro que passam pelo Porto Turístico do Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal. Todos os artigos aqui publicados são da autoria e da responsabilidade de NUNO OLIM, pelo que a sua reprodução ou plágio não são autorizados.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Independence of the Seas no Funchal

O Independence of the Seas, da Royal Caribbean International Cruises, está hoje a fazer uma escala de apenas sete horas, no porto turístico do Funchal. Procedente de Tenerife, acostou no porto pelas 8h00 e irá zarpar pelas 15h00, rumo a La Coruna, norte de Espanha. Este navio de cruzeiro, foi construído em 2008 nos estaleiros da Finlândia, em Turku, na Aker Finnyards. É o terceiro navio da classe Freedom, juntamente com os seus navio gémeos o Freedom of the Seas e o Liberty of the Seas. Possui cerca de 160 mil toneladas, 339 metros de comprimento máximo e 38 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber a bordo perto de 4380 passageiros e 1400 tripulantes.  
Velocidade cruzeiro: 21 nós
Porto de registo: Bahamas
Decks: 18

Texto e Fotos: Nuno Olim

terça-feira, 17 de abril de 2012

Aida Vita

Aida Vita, é o navio que hoje fez escala no porto do Funchal, procedente de La Palma. Fez a sua acostagem no Funchal pelas 9h00 e irá soltar os seus cabos pelas 16h00 rumo a Palma de Mallorca. É um cruzeiro ao serviço da Aida Cruises, construído em 2002, nos estaleiros de Aker MTW, Alemanha. Tem como navio gémeo o Aida Aura. 
Porto de registo: Génova, Itália.
Decks: 10
Texto e Foto: Nuno Olim 

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sinfonia no Funchal

O navio da MSC Cruises, o Sinfonia, fez uma escala de aproximadamente sete horas no porto do Funchal, num cruzeiro de 18 noites, desde o continente africano até ao velho continente europeu. O MSC Sinfonia, iniciou o seu itinerário no final do mês de Março,  na cidade do Cabo, África do Sul, e passou em portos tais como Walvis, na Namíbia, Dakar, Senegal e Santa Cruz de Tenerife. O seu cruzeiro terminará em Génova, na Itália. O navio deu os seus cabos no porto do Funchal pelas 8h30, procedente de Tenerife e zarpou pelas 17h00, rumo a Málaga.

 
Chaminé do MSC Sinfonia. O navio foi construído em 2002, nos estaleiros de Chantiers de l´Atlantique, França, para a extinta companhia da Festival Cruises, com o nome European Stars. Em 2004, o navio é adquirido pela MSC Cruises e passa a navegar com a designação MSC Sinfonia. O cruzeiro, é detentor de aproximadamente 59 mil toneladas, 251 metros de comprimento máximo e 28 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber a bordo perto de 2163 passageiros servidos por 763 tripulantes. Tem como navio gémeo o MSC Armonia, também ao serviço da MSC Cruises. 

 
Porto de Registo: Panamá
Velocidade cruzeiro: 21 nós
Decks: 12
Texto e Foto: Nuno Olim 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Três Cruzeiros em porto

O dia de ontem, no porto do Funchal, ficou marcado pela presença de três navios de cruzeiro sendo eles o Mein Schiff 2, o Costa Voyager e o Silver Cloud. Refiro que destes três navios, dois deles escalaram pela primeira vez o porto do Funchal com as actuais designações nomeadamente o Mein Schiff 2, da Tui Cruises que, antes navegava para a Celebrity Cruises com o nome Celebrity Mercury e o Costa Voyager da Costa Cruises, que anteriormente operava para a Ibero Cruceros com o nome Grand Voyager.

O Mein Schiff 2 e o Silver Cloud da Silversea Cruises, estão em viagem transatlântica das Caraíbas para o continente Europeu, para realizarem os seus cruzeiros da temporada de Verão pelo Mediterrâneo. O Mein Schiff 2 chegou ao Funchal pelas 6h00 vindo de Bridgetown, nas Caraíbas e zarpou pelas 18h00, rumo a Cádis. Já o Silver Cloud, deu os seus cabos no porto pelas 7h30 procedente de Hamilton e zarpou pelas 18h15 rumando também ao porto de Cádis. O Costa Voyager da Costa Cruises, atracou no Funchal pelas 8h15 procedente de Tenerife e soltou os seus cabos pelas 19h00, seguindo viagem até Cádis.  

Chaminé do Mein Schiff 2. Este navio de cruzeiro, está actualmente ao serviço da Tui Cruises, juntamente com o seu navio gémeo o Mein Schiff 1. Ambos os navios, navegavam anteriormente para a Celebrity Cruises. O Mein Schiff 2 foi construído em 1997, nos estaleiros de Meyer Werft, Papenburg, Alemanha. Tem cerca de 77 mil toneladas, 264 metros de comprimento máximo e 32 metros de largura. Tem capacidade máxima para transportar a bordo cerca de 2115 passageiros e 843 tripulantes. O navio pertence à classe Century, juntamente com o Mein Schiff 1 e Celebrity Century da Celebrity Cruises. 
Porto de registo: Valetta, Malta
 
Costa Voyager e Silver Cloud, atracados no porto do Funchal. Recordo que o Costa Voyager, foi vendido recentemente para a Costa Cruises. Anteriormente, o navio estava ao serviço da Ibero Cruceros, com o nome Grand Voyager. Foi construído em 2000, nos estaleiros de Blohm + Voss, Hamburgo, Alemanha. Tem perto de 24 mil toneladas, 181 metros de comprimento máximo e 26 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber a bordo cerca de  922 passageiros e 360 tripulantes. Tem como navio gémeo o Explorer.
Porto de registo: Génova, Itália.
Velocidade cruzeiro: 28 nós. 
 
Costa Voyager.

Chaminé amarela do Costa Voyager e o logótipo da empresa de cruzeiros que actualmente navega, a italiana Costa Cruises. 
 
Mastro do navio Costa Voyager.

Silver Cloud, está ao serviço da prestigiada e luxuosa companhia da Silversea Cruises. Foi construído em 1994, nos estaleiros de Mariotti, Itália. Tem como navio gémeo o Silver Wind, também da mesma companhia. O navio possui perto de 17 mil toneladas, 156 metros de comprimento máximo e 21 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber a bordo perto de 315 passageiros e 185 tripulantes. 
Velocidade cruzeiro: 20 nós
Porto de registo: Bahamas.
Texto e Fotos: Nuno Olim 

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Oriana e Norwegian Jade

Logo pela manhã acostaram no porto do Funchal dois navios de cruzeiros, sendo eles o Oriana da prestigiada companhia P&O Cruises e o Norwegian Jade da NCL. O Norwegian Jade chegou ao Funchal pelas 7h00 vindo de Barcelona e irá soltar os cabos pelas 17h00 seguindo depois a sua viagem até ao porto de Tenerife, nas Ilhas Canárias. Já o Oriana, deu os seus cabos no porto pelas 9h00 depois de uma longa travessia pelo Atlântico desde Barbados até ao Funchal. Irá zarpar pelas 23h00 rumo ao seu porto base, Southampton, no Reino Unido. 
Proa do navio Norwegian Jade. De referir que todos os cruzeiros da NCL (Norwegian Cruise Line) têm por característica terem no seu casco várias pinturas decorativas. Desta companhia de cruzeiros fazem parte os navios Norwegian Pearl, Norwegian Jewel, Norwegian Gem, Norwegian Star, Norwegian Dawn, Norwegian Dream, Norwegian Epic, Norwegian Sky, Norwegian Spirit e o Norwegian Sun. Ao todo são onze navios que navegam para a NCL Cruises. 
Proa do Oriana da P&O Cruises. Desta companhia de cruzeiros britânica fazem parte os navios Adonia, Arcadia, Aurora, Azura, Oceana e o Ventura. O navio mais antigo da frota é o Oriana construído em 1995.
 
Pormenor da chaminé do Oriana. Outro dado curioso é o facto de todas as chaminés dos navios da P&O Cruises serem de cor amarela, o que identifica esta companhia britânica.
Oriana atracado no porto do Funchal, numa manhã solarenga e primaveril.
Texto e fotos: Nuno Olim 

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Escalas Simultâneas do Aida Bella e Aida Aura no Funchal

Hoje, o porto do Funchal registou duas escalas de navios da mesma companhia, o Aida Bella e o Aida Aura, da Aida Cruises. A escala do Aida Bella insere-se num dos seus cruzeiros regulares pelo Funchal e o Aida Aura em viagem transatlântica desde Bridgetown até ao Funchal num cruzeiro de 15 dias, escalando portos tais como La Romana, Castries, Grenada, Bridgetown, Cádis e Palma de Maiorca. O Aida Bella zarpou do Funchal pelas 19h00 rumo a Lisboa e o Aida Aura soltou os cabos pelas 18h00 rumando a Cádis.

Registo fotográfico dos navios Aida Bella e Aida Aura no porto do Funchal. O Aida Bella é um cruzeiro construído em 2008 nos estaleiros de Meyer Werft, Papenburg, Alemanha e o Aida Aura construído em 2003. 

O Aida Aura tem como navio gémeo o Aida Vita. 
Porto de registo: Génova, Itália 

A Aida Cruises é uma companhia de cruzeiros alemã com sede em Rostock, Alemanha, fundada em 1960. Actualmente tem ao seu serviço oito modernos e sofisticados navios de cruzeiro sendo eles o Aida Cara, Aida Vita, Aida Aura, Aida Diva, Aida Bella, Aida Luna, Aida Blu e o recente Aida Sol. O Aida Mar será o nona aquisição da Aida Cruises, que está presentemente em fase final de construção. 
Chaminés do Aida Bella e Aida Aura no momento em que o Aida Aura soltou os seus cabos do porto do Funchal. 
Fotos e texto: Nuno Olim  

terça-feira, 3 de abril de 2012

Saga Pearl II

Saga Pearl II, foi o navio que hoje, fez escala no porto do Funchal. Veio de Leixões e deu os seus cabos pelas 9h30, onde terminou a sua escala às 17h00, seguindo depois a sua viagem até Tenerife. De referir, que esta é a sua ultima visita ao Funchal com esta designação, no qual irá, ser rebaptizado em breve, para "Quest of Adventure".

Chaminé amarela do Saga Pearl II, cor característica das chaminés dos navios que estão ao serviço da Saga Holidays. 

O Saga Pearl II, foi construído em 1981 nos estaleiros de Howaltswerke Deutsch Werft, Kiel, Alemanha. Já navegou com diversos nomes no seu casco, tais como: Arkona, Astor e Astoria, quando ainda estava ao serviço de outras companhias de cruzeiro. Possui perto de 19 mil toneladas, 164 metros de comprimento máximo e 23 metros de largura. Tem capacidade máxima para transportar aproximadamente 600 passageiros e 220 tripulantes a bordo. 
Porto de registo: Valletta, Malta
Texto e Fotos: Nuno Olim 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Seabourn Spirit, Thomson Destiny e Aida Sol

O Seabourn Spirit, o Thomson Destiny e o Aida Sol, foram os navios de cruzeiro, que hoje, fizeram escala no porto do Funchal. O Thomson Destiny da Thomson Cruises e o Aida Sol da Aida Cruises, navios bem conhecidos pela maioria dos madeirenses, são os cruzeiros que semanalmente fazem escala às Segundas-feiras no Funchal, navios esses, que estão actualmente a realizar os cruzeiros regulares de 7 dias pelo Arquipélago das Canárias e Madeira. Já o Seabourn Spirit, está em viagem transatlântica das Caraíbas para a Europa. Procedente de Fort Lauderdale, aportou no Funchal pelas 12h30 e zarpou pelas 18h00, rumando logo depois para Gibraltar.

O navio Seabourn Spirit, pertence à companhia da Seabourn Cruise Line, foi construído em 1989 nos estaleiros de Schichau Seebeckwerft, Bremerhaven, Alemanha. Possui cerca de 10 mil toneladas, 134 metros de comprimento máximo e 19 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber 208 passageiros e 149 tripulantes. Tem como navios gémeos o Seabourn Legend e o Seabourn Pride, ambos da mesma companhia. 
Porto de registo: Nassau, Bahamas.
Aida Sol, no Funchal, numa das suas escalas regulares na Madeira.

Thomson Destiny
Fotos e Textos: Nuno Olim

domingo, 1 de abril de 2012

Último dia de Março com "Casa Cheia"

Ontem foram três os navios de cruzeiro que encheram o Porto Turístico do Funchal com as escalas do Crystal Shymphony, MSC Orchestra e o Seabourn Odyssey. O Crystal Shymphony fez a sua acostagem no porto pelas 7h00 procedente da capital portuguesa, Lisboa, e zarpou pelas 17h00 rumando a Tenerife, Ilhas Canárias. 
 
O MSC Orchestra chegou ao Funchal pelas 8h00 vindo de Tenerife, depois de uma travessia pelo Atlântico desde o Brasil até aos mares da Europa, mares esse que, irá navegar durante a sua temporada na Europa, nos meses de Verão. Soltou os cabos do porto do Funchal pelas 17h30 seguindo viagem até à grande Lisboa. Já o Seabourn Odyssey, também em viagem transatlântica das Caraíbas para o continente Europeu, escalou o Funchal até às 18h00, onde seguiu viagem para Lisboa. 

Crystal Shymphony no porto do Funchal. De referir que este navio está ao serviço da Crystal Cruises, foi construído em 1995, nos estaleiros de Kvaerner MASA, Turku, Finlândia. Possui cerca de 51 mil toneladas, 238 metros de comprimento máximo e 30 metros de largura. Tem capacidade para receber perto de 1010 passageiros servidos por 545 tripulantes. 
Tem como porto de registo as Bahamas. 
O navio italiano da MSC o Orchestra em escala na conhecida "Ilha das Flores", ou simplesmente "Pérola do Atlântico" na Ilha da Madeira, cidade do Funchal, Portugal.

O MSC Orchestra é um navio construído em 2007 nos estaleiros de Aker, St. Nazaire, França, para a MSC Cruises. É um navio da Classe Música, juntamente com os seus navios gémeos MSC Música, MSC Poesia e MSC Magnifica. Possui cerca de 89 mil toneladas, 293 metros de comprimento e 32 metros de largura. Pode alojar aproximadamente 3000 passageiros servidos por 987 tripulantes. 
Velocidade de cruzeiro: 23 nós (43K/h)
Porto de Registo: Panamá
Proa do navio Seabourn Odyssey junto ao Molhe. Este navio está ao serviço da Yachts of Seabourn, foi construído em 2009, nos estaleiros de T. Mariotti, Génova na Itália. É navio gémeo do Seabourn Sojourn e Seabourn Quest, ambos da Yachts of Seabourn. Tem perto de 32 mil toneladas, 198 metros de comprimento máximo e 25 metros de largura. Tem capacidade máxima para transportar 450 passageiros e 335 tripulantes. 
Velocidade de cruzeiro: 21 nós
Porto de registo: Nassau, Bahamas
Decks: 11

Mastro do Seabourn Odyssey. 

Pormenores da chaminé do navio Seabourn Odyssey. 

Momento da largada do Seabourn Odyssey seguindo depois viagem para a grande Lisboa. 
MSC Orchestra e a moderna Gare Marítima do porto Turístico do Funchal.
Fotos e Textos: Nuno Olim 

As duas novas Lanchas de Pilotos da APRAM

A Administração do Portos da Região Autónoma da Madeira, APRAM, recebeu recentemente as duas novas Lanchas de Pilotos, fabricadas nos estaleiros navais de Peniche. "Ilhéu do Farol" e "Ilhéu do Lido" são os nomes que identificam estas duas novas aquisições dos Portos da Madeira. 
Texto e Fotos: Nuno Olim