Espaço interactivo que se destina à fotografia e à informação sobre os Navios de Cruzeiro que passam pelo Porto Turístico do Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal. Todos os artigos aqui publicados são da autoria e da responsabilidade de NUNO OLIM, pelo que a sua reprodução ou plágio não são autorizados.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Grand Voyager & Aida Blu

Hoje pela manhã, o navio da Ibero Cruceros, o Grand Voyager, vindo do porto de Vigo, deu as suas amarras no porto do Funchal, pelas 8h00, logo depois do ferry-boat da Porto Santo Line, o Lobo Marinho ter zarpado do Funchal, rumo à vizinha Ilha do Porto Santo. Pelas 16h00, o Grand Voyager soltará os seus cabos rumando a Las Palmas de Grand Canaria, sendo esta a sua última escala deste ano no Funchal, terminando assim, a sua temporada de Verão, onde realizou cruzeiros de 7 noites pelas Ilhas Atlânticas.

O Grand Voyager, é um navio de cruzeiros que foi construído em 2000 para a extinta companhia da Royal Olympic Cruises, nos estaleiros da Alemanha em Blohm Voss, Hamburgo. Inicialmente teve como designação Olympic Voyager e em 2004, foi vendido para a Ibero Cruceros, no qual recebeu a actual designação, Grand Voyager. Estando ao serviço da Ibero Cruceros, o navio está registado na Ilha da Madeira.

O Grand Voyager possui aproximadamente cerca de 25 mil toneladas de peso bruto, 181 metros de comprimento máximo e 26 metros de largura. Tem capacidade máxima para acolher cerca de 836 passageiros servidos por 360 tripulantes.
Velocidade máxima: 19.5 nós.
Decks: 6
Total de Cabines: 418

Pelas 7h00, vindo de Cádiz, o mais recente navio da Aida Cruises - o Aida Blu, fez escala pela primeira vez no porto do Funchal. Saliento que, o novo Aida Blu está a iniciar a sua temporada de Inverno, onde irá efectuar as escalas semanais no Funchal aos Domingos.

Como foi referido, o Aida Blu é a mais recente aquisição da companhia de cruzeiros alemã Aida Cruises. Foi construído em 2010, nos esteleiros de Meyer Wertf, Papenburg, Alemanha. É detentor de 71 mil toneladas, 252 metros de comprimento máximo e 32 metros de largura. Tem capacidade máxima para acolher cerca de 2500 passageiros e 634 tripulantes.
É um navio que pertence à classe Sphinx, tendo como navios da mesma classe o Aida Diva, Aida Bella, Aida Luna e o Aida Sol, estando este último em fase de construção.

A titulo de curiosidade, a designação Aida Blu, não é novidade na companhia Aida Cruises, visto que, entre 2004 e 2007, a Aida Cruises possuiu um navio de cruzeiro com esta designação, sendo esse mesmo navio vendido para outras companhias. O novo navio Aida Blu está registado na Itália em Génova, e tem como facilidade a bordo 6 restaurantes, 10 bares, centro de bem estar, parque infantil, 1096 cabines, sendo 374 cabines interiores e 722 exteriores.

Momento da realização das manobras de atracagem do Grand Voyager no Porto do Funchal pelas 8h00.
(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

2 comentários:

Paulo Olim disse...

Olá bem vindo!
Bonitas estas

Paulo Olim
Asas Madeira

Jorge Ferreira disse...

Ola Nuno!
Bonitas fotografias que foram capturadas dos navios Grand Voyager e Aida Blu! Este blog já abitou aos seus leitores belas fotografias!
Abraço
Jorge & Eduardo