Espaço interactivo que se destina à fotografia e à informação sobre os Navios de Cruzeiro que passam pelo Porto Turístico do Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal. Todos os artigos aqui publicados são da autoria e da responsabilidade de NUNO OLIM, pelo que a sua reprodução ou plágio não são autorizados.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Três "Hotéis flutuantes" no Funchal

Na passada Segunda - feira (20/04/2009) a capital madeirense registou a visita de três navios de cruzeiro: Thomson Celebration, Costa Mágica e o MSC Sinfonia.
O primeiro a fazer as manobras de atracagem, no porto do Funchal, foi o Thomson Celebration que chegou por volta das 6h45, oriundo de Santa Cruz de la Palma. De referir que o Thomson Celebration está em viagem posicional para o Mediterrâneo. Zarpou do Funchal por volta das 18h45 rumo a Cádiz. Este navio encontra-se ao serviço da Thomson Cruises e tem como navio gémeo o Thomson Spirit.
Logo depois do Thomson Celebration ter atracado, foi a vez do navio italiano Costa Mágica dar as amarras no porto. Oriundo de Tenerife, chegou ao Funchal por volta das 7h30. Soltou as amarras sensivelmente às 17h30 rumo a Málaga.

Quanto ao navio, o Costa Mágica encontra-se ao serviço da companhia italiana Costa Cruises, foi construído nos estaleiros Fincantieri, na Itália, sendo lançado ao mar em 2003. Entrou ao serviço em 2004. Tem como navio gémeo o Costa Fortuna que foi construído dois anos antes do Costa Mágica.

O Costa Mágica possui cerca de 105 mil toneladas, tem aproximadamente 272 metros de comprimento e 35 metros de largura. Tem capacidade máxima para hospedar cerca de 3470 passageiros e 1090 tripulantes distribuidos por 13 decks. O Costa Mágica é composto por 1358 cabines, sendo 27 para dificientes físicos, 12 bares, 4 restaurantes, sendo três deles de dois andares, 4 piscinas, 6 jacuzzis, uma pista de jogging, um casino, uma academia e um fitness center com equipamentos de técnologia de ponta. Tem também um salão de beleza, uma casa de câmbio, uma biblioteca, uma sala para conferências, uma sala para exposições, um photo shop, 18 elevadores, uma capela com missas católicas diárias, centro médico, entre muitas outras facilidades a bordo.

Porto de registo: Génova, Itália.

Depois do Costa Mágica dar entrada no porto do Funchal, foi a vez do MSC Sinfonia. Chegou por volta das 9h00 proveniente de Tenerife, atracou no cais Norte do porto do Funchal. Soltou as amarras rumo a Málaga por volta das 18h00.


De salientar que o MSC Sinfonia encontra-se ao serviço da MSC Cruises, foi construído em 2001 nos estaleiros Chantiers de l´Atlantique, França, para a extinta companhia Festival Cruises com o nome MS European Star.

Em 2004 foi adquirido pela MSC Cruises e ganha a designação de MSC Sinfonia. Tem como navio gémeo o MSC Armonia. Porto de registo: Panamá

O MSC Sinfonia tem aproximadamente 58 mil toneladas, tem cerca de 251 metros de comprimento e 28 metros de largura. Tem capacidade máxima para alojar 2065 passageiros e 763 tripulantes.

Quanto às facilidades a bordo o navio dispõe de 4 piscinas (2 para adultos e 2 para crianças), 2 jacuzzis, 4 restaurantes, 9 bares, discoteca, sala de jogos, shopping center, salão de beleza, Spa, sauna, academia e mini golfe.

(@) Image and Text Copryright; Imagem e texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

Sem comentários: