Espaço interactivo que se destina à fotografia e à informação sobre os Navios de Cruzeiro que passam pelo Porto Turístico do Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal. Todos os artigos aqui publicados são da autoria e da responsabilidade de NUNO OLIM, pelo que a sua reprodução ou plágio não são autorizados.

domingo, 29 de abril de 2012

Três navios no Funchal

Ruby Princess, Thomson Dream e Silver Explorer, foram os três navios de cruzeiro que hoje encheram o porto do Funchal. O Ruby Princess e o Thomson Dream estão em viagem transatlântica desde as Caraíbas até à Europa. O navio Ruby Princess acostou no porto pelas 13h00, procedente de Fort Lauderdale e soltou os cabos pelas 20h00 rumo ao porto italiano de Civitavecchia. Já o Thomson Dream deu os seus cabos no porto do Funchal pelas 10h00 vindo de St. Lucia e zarpou pelas 18h00 seguindo a sua viagem até Gibraltar. O Silver Explorer chegou ao Funchal pelas 6h45 com procedência Lanzarote, Canárias e irá soltar os seus cabos amanhã pela madrugada, onde fará uma breve passagem pelas Ilhas Desertas e depois escalar o porto da Ilha do Porto Santo, numa paragem de cerca de 4 horas entre as 14h00 e as 18h00.

O Ruby Princess é um navio de cruzeiro construído em 2008 nos estaleiros de Fincantieri, Monfalcone na Itália para a companhia Princess Cruises. Tem como navios gémeos o Emerald Princess e o Crown Princess. Tem um comprimento máximo de 289 metros e 36 metros de largura. Tem perto de 113 mil toneladas e tem capacidade máxima para transportar perto de 3592 passageiros e 1205 tripulantes. 
 
Porto de registo: Hamilton, Bermuda.
Velocidade cruzeiro: 23 nós
Decks: 19
 
O Thomson Dream é um navio de cruzeiro ao serviço da Thomson Cruises, foi construído em 1986 nos estaleiros de Meyer Werft, Papenburg na Alemanha. Já esteve ao serviço da Holland America Line com o nome Westerdam. O navio sofreu um processo de remodelação em 1990 e tem perto de 53 mil toneladas, 243 metros de comprimento máximo e 29 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber a bordo perto de 1744 passageiros servidos por 615 tripulantes. 
Velocidade cruzeiro: 22 nós
 
Porto de Registo: Valletta, Malta
Decks: 12
 
O Silver Explorer é um navio de cruzeiro mais orientado para expedições cientificas. Está ao serviço da Silversea Cruises. Foi construído em 1989 nos estaleiros de Rauma - Repola na Finlândia. Este navio de expedição tem perto de 6 mi toneladas, 108 metros de comprimento máximo e 15 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber aproximadamente 158 passageiros e 111 tripulantes. 
 
Texto e Fotos: Nuno Olim

1 comentário:

Berto Garcia disse...

Que bueno tres navios pocas veces los vemos por aqui un abrazo