Espaço interactivo que se destina à fotografia e à informação sobre os Navios de Cruzeiro que passam pelo Porto Turístico do Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal. Todos os artigos aqui publicados são da autoria e da responsabilidade de NUNO OLIM, pelo que a sua reprodução ou plágio não são autorizados.

domingo, 3 de maio de 2009

Celebrity Century e MSC Lírica no Funchal

Hoje, 3 de Maio de 2009, dia em que se assinala o Dia da Mãe, o porto do Funchal recebeu a visita de 2 navios de cruzeiro: o Celebrity Century da companhia Norte Americana Celebrity Cruises e o italiano MSC Lírica da Mediterranean Shipping Cruises. O Celebrity Century foi o primeiro navio a fazer as manobras de atracagem, oriundo de Miami deu as amarras no Funchal por volta das 6h00. Zarpou do Funchal por volta das 15h00 rumo a Corunha.

O Celebrity Century foi construído em 1995 nos estaleiros Meyer Werft, Papenburg na Alemanha. Em 2006 sofreu obras de requalificação. Tem aproximadamente 71 mil toneladas, tem cerca de 248 metros de comprimento e 32 metros de largura. Tem capacidade máxima para alojar cerca de 2150 passageiros e 843 tripulantes.
Velocidade Cruzeiro: 21.5 knots (39.8 Km/h)
Porto de registo: Malta
Decks: 12

Pelas 11h45, deu entrada no porto do Funchal o italiano navio da Mediterranean Shipping Company o MSC Lírica, oriundo da Martinica, Caraíbas. Irá soltar as suas amarras por volta das 23h00 rumo à capital portuguesa, Lisboa.
.
O MSC Lírica foi construído em 2003, nos estaleiros Chantiers de l´Atlantique, St. Nazaire, França. Possui cerca de 59 mil toneladas, tem sensivelmente 251 metros de comprimento máximo e 28 metros de largura. Tem capacidade máxima para hóspedar cerca de 2213 passageiros e 760 tripulantes.
Velocidade cruzeiro: 20.8 knots
Tem como navio gémeo o MSC Opera

Porto de registo: Panamá

Decks: 9

(@) Image and Text Copryright; Imagem e texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

1 comentário:

JOSÉ MODESTO disse...

Grande Armador Hélvetico, actualmente supera a MAERSK em navios de contentores.
Nos navios de cruzeiros cresce a olhos vistos.

Saudações Marítimas
José Modesto