Espaço interactivo que se destina à fotografia e à informação sobre os Navios de Cruzeiro que passam pelo Porto Turístico do Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal. Todos os artigos aqui publicados são da autoria e da responsabilidade de NUNO OLIM, pelo que a sua reprodução ou plágio não são autorizados.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Navios de casco escuro no Funchal

Ontem o porto do Funchal acolheu duas interessantes escalas de navios de casco escuro, o navio Maasdam da companhia Holland America Line e o navio Saga Ruby da operadora Saga Cruises. 

O Maasdam é um navio que foi construído em 1993 nos estaleiros italianos de Fincantieri, em Monfalcone. Possui um comprimento máximo de 219 metros e uma largura de aproximadamente 31 metros. Tem capacidade máxima para alojar perto de 1610 passageiros servidos por 618 tripulantes. O peso bruto deste navio é de aproximadamente 55 mil toneladas. 
Tem como navios da sua classe: Statendam, Ryndam e Veendam, todos eles ao serviço da Holland America Line. 

Chaminé do navio Maasdam e ao centro desta o logótipo da prestigiada companhia Holland America Line. 
Porto de registo: Roterdão
Decks: 10
Velocidade cruzeiro: 22 nós (41 Km/h).  

Proa do navio Maasdam. 

O clássico navio Saga Ruby foi construído em 1973 nos estaleiros Swan Hunter, Tyneside no Reino Unido. É um navio que já navegou para diversas companhias marítimas e actualmente está ao serviço da britânica companhia Saga Cruises. O Saga Ruby tem perto de 24 mil toneladas, 191 metros de comprimento máximo e 25 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber 668 passageiros e 379 tripulantes. 

Porto de registo: Valletta, Malta
Fotos e textos por Nuno Olim 

Sem comentários: