Espaço interactivo que se destina à fotografia e à informação sobre os Navios de Cruzeiro que passam pelo Porto Turístico do Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal. Todos os artigos aqui publicados são da autoria e da responsabilidade de NUNO OLIM, pelo que a sua reprodução ou plágio não são autorizados.

domingo, 29 de abril de 2012

Três navios no Funchal

Ruby Princess, Thomson Dream e Silver Explorer, foram os três navios de cruzeiro que hoje encheram o porto do Funchal. O Ruby Princess e o Thomson Dream estão em viagem transatlântica desde as Caraíbas até à Europa. O navio Ruby Princess acostou no porto pelas 13h00, procedente de Fort Lauderdale e soltou os cabos pelas 20h00 rumo ao porto italiano de Civitavecchia. Já o Thomson Dream deu os seus cabos no porto do Funchal pelas 10h00 vindo de St. Lucia e zarpou pelas 18h00 seguindo a sua viagem até Gibraltar. O Silver Explorer chegou ao Funchal pelas 6h45 com procedência Lanzarote, Canárias e irá soltar os seus cabos amanhã pela madrugada, onde fará uma breve passagem pelas Ilhas Desertas e depois escalar o porto da Ilha do Porto Santo, numa paragem de cerca de 4 horas entre as 14h00 e as 18h00.

O Ruby Princess é um navio de cruzeiro construído em 2008 nos estaleiros de Fincantieri, Monfalcone na Itália para a companhia Princess Cruises. Tem como navios gémeos o Emerald Princess e o Crown Princess. Tem um comprimento máximo de 289 metros e 36 metros de largura. Tem perto de 113 mil toneladas e tem capacidade máxima para transportar perto de 3592 passageiros e 1205 tripulantes. 
 
Porto de registo: Hamilton, Bermuda.
Velocidade cruzeiro: 23 nós
Decks: 19
 
O Thomson Dream é um navio de cruzeiro ao serviço da Thomson Cruises, foi construído em 1986 nos estaleiros de Meyer Werft, Papenburg na Alemanha. Já esteve ao serviço da Holland America Line com o nome Westerdam. O navio sofreu um processo de remodelação em 1990 e tem perto de 53 mil toneladas, 243 metros de comprimento máximo e 29 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber a bordo perto de 1744 passageiros servidos por 615 tripulantes. 
Velocidade cruzeiro: 22 nós
 
Porto de Registo: Valletta, Malta
Decks: 12
 
O Silver Explorer é um navio de cruzeiro mais orientado para expedições cientificas. Está ao serviço da Silversea Cruises. Foi construído em 1989 nos estaleiros de Rauma - Repola na Finlândia. Este navio de expedição tem perto de 6 mi toneladas, 108 metros de comprimento máximo e 15 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber aproximadamente 158 passageiros e 111 tripulantes. 
 
Texto e Fotos: Nuno Olim

sábado, 28 de abril de 2012

Grand Princess

O porto do Funchal, voltou a receber hoje, mais uma escala de um navio de cruzeiro, sendo desta, o Grand Princess, da Princess Cruises, num cruzeiro que se destina às Ilhas Atlânticas da Madeira e Canárias. O navio chegou ao Funchal pelas 8h00, procedente de Lanzarote e zarpou pelas 17h00, segundo viagem até Vigo. 
O Grand Princess, foi construído em 1998 nos estaleiros de Fincantieri, Monfalcone na Itália para a Princess Cruises. Tem aproximadamente 108 mil toneladas, 289 metros de comprimento máximo e 36 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber a bordo perto de 3300 e 1100 tripulantes. É o primeiro navio de cruzeiro pertencente à classe - Grand - juntamente com os navios Golden Princess e Star Princess.
Porto de registo: Hamilton, Bermuda
Decks: 17
Velocidade cruzeiro: 22,5 nós 

Fotos e Texto: Nuno Olim

Vision of the Seas

O navio da Royal Caribbean International, Vision of the Seas, fez uma escala de aproximadamente nove horas no porto do Funchal. Está em viagem transatlântica desde a América do Sul, Santos no Brasil até ao continente europeu. Fez a sua acostagem no porto do Funchal elas 9h00, procedente de Salvador e zarpou pelas 18h00 rumo a Lisboa, porto onde irá terminar o cruzeiro. Na temporada de Verão, o navio irá fazer uma série de cruzeiros pelo Norte da Europa, Noruega. 
 
O Vision of the Seas, foi construído em 1998 nos estaleiros de Chantiers de L´Atlantique, St. Nazaire, França. Tem perto de 78 mil toneladas, 279 metros de comprimento máximo e 32 metros de largura. Tem capacidade máxima para transportar a bordo cerca de 2416 passageiros servidos por uma tripulação composta por 783 elementos. Pertence à classe de cruzeiros Vision, juntamente com os navios Grandeur of the Seas, Enchantment of the Seas e Rhapsody of the Seas. 
Velocidade cruzeiro: 22 nós
Porto de registo: Nassau, Bahamas
 
Texto e Fotos: Nuno Olim

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Adventure e Rotterdam em viagens transatlânticas

Ontem, o porto do Funchal recebeu as duas escalas transatlânticas dos navios Adventure of the Seas e do Rotterdam, ambos nas suas viagens posicionais da América para a Europa. O Adventure of the Seas, da prestigiada companhia de cruzeiros, Royal Caribbean International, fez a sua acostagem no porto pelas 9h00, procedente de Arrecife, Las Palmas, depois de ter iniciado o seu cruzeiro em San Juan, Puerto Rico, onde irá terminar o cruzeiro em Málaga. O navio irá estar posicionado pelo Mediterrâneo na sua temporada de cruzeiros de Verão. 
 
O Rotterdam, da Holland America Line, também se encontra em viagem transatlântica desde o porto de Fort Lauderdale até Roterdão, porto onde irá terminar o seu longo cruzeiro.

O navio Adventure of the Seas, foi construído em 2001, nos estaleiros de Kvaerner MASA, Turku, Finlândia para a Royal Caribbean International. É o terceiro navio da classe Voyager, juntamente com os seus navios gémeos, Voyager of the Seas, Explorer of the Seas, Mariner of the Seas e Navigator of the Seas. 
 
Possui perto de 137 mil toneladas, 311 metros de comprimento máximo e 38 metros de largura. Tem capacidade máxima para recebera bordo cerca de 3840 passageiros e 1181 tripulantes. 
Velocidade cruzeiro: 23 nós
Porto de registo: Nassau, Bahamas
Decks: 15
 
Momento da saída do Adventure of the Seas, do porto do Funchal, pelas 17h00, rumo a Málaga. 
 
O Rotterdam é um navio construído em 1997, nos estaleiros de Fincantieri, Itália, para a Holland America Line. É da classe de cruzeiros Rotterdam, juntamente com o seu navio gémeo Amsterdam.
Texto e Fotos: Nuno Olim 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sea Cloud II e Aida Bella

Hoje, o porto do Funchal, recebeu as escalas dos navios Aida Bella e o belíssimo veleiro Sea Cloud II, procedente da Vila do Porto, nos Açores. O Sea Cloud II é um luxuoso e requintado veleiro cruzeiro, ao serviço da Sea Cloud Cruises, construído em 2001 nos estaleiros de Gondan, Figueiras, Espanha. Possui perto de 4 mil toneladas, 117 metros de comprimento máximo e 16 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber a bordo perto de 94 passageiros e 57 tripulantes.
 
Porto de registo: Valetta
Decks: 5
Velocidade cruzeiro: 13 nós
 
Pormenor decorativo da proa do Sea Cloud II.
 
Aida Bella atracado no porto do Funchal, numa das suas habituais escalas pela Ilha da Madeira.
Texto e Fotos: Nuno Olim

Três navios de cruzeiro no Funchal

No passado, dia 23 de Abril, fizeram escala no porto do Funchal, os navios Arcadia, Thomson Destiny e o Ryndam. O Ryndam, da companhia Holland America Line, deu as suas amarras no cais norte do porto, pernoitando no Funchal, onde zarpou pelas 13h00, rumo ao porto de Tenerife. 
O Arcadia, está ao serviço da frota britânica da P&O Cruises. O navio foi construído em 2005, nos estaleiros de Fincantieri, Itália. É o terceiro maior navio da frota P&O, composta por sete navios de cruzeiro sendo eles: Adonia, Arcadia, Aurora, Azura, Oceana, Oriana e Ventura. O Arcadia possui cerca de 86 mil toneladas, 289 metros de comprimento máximo e 32 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber a bordo aproximadamente 1970 passageiros e 866 tripulantes. 
Porto de registo: Hamilton, Bermuda. 
Classe cruzeiro: Vista 
O Ryndam, foi construído em 1994, nos estaleiros de Fincantieri, Itália, para a companhia Holland America Line. É um navio que possui aproximadamente 55 mil toneladas, 219 metros de comprimento e 30 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber a bordo perto de 1620 passageiros e 618 tripulantes. Pertence à classe Statendam juntamente com o Maasdam, Statendam, Veendam, todos da mesma frota. 
Porto de registo: Roterdão 
O Thomson Destiny, é um navio que está ao serviço da Thomson Cruises, foi construído 1982 nos estaleiros de Wartsila Marine, Helsínquia, Finlândia. Inicialmente navegou para a Royal Caribbean com o nome Song of America. Tem perto de 37 mil toneladas, 214 metros de comprimento máximo e 28 metros de largura. Tem capacidade máxima para acolher a bordo perto de 1595 passageiros e 525 tripulantes. 
Porto de registo: Limassol, Chipre 
Texto e Fotos: Nuno Olim

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Eurodam e Empress no Funchal

Estiveram ontem, no porto do Funchal, os navios Empress e o Eurodam, dia em que se celebrou a Festa da Flor. O Eurodam, em estreia absoluta no Funchal, chegou pelas 7h15 depois da sua travessia pelo Atlântico desde Fort Lauderdale, na Florida até ao Funchal. Zarpou pelas 17h00, navegando até ao porto de Tenerife, nas Ilhas Canárias. O Empress, também no seu cruzeiro transatlântico desde o Brasil, chegou ao Funchal pelas 11h00, procedente de Tenerife e soltou os cabos pelas 20h00, rumo à capital portuguesa.

O navio Eurodam, está ao serviço da Holland America Line, foi construído em 2008, nos estaleiros de Fincantieri, Itália. Tem 86 mil toneladas, 290 metros de comprimento máximo e 32 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber a bordo perto de 2600 passageiros e 930 tripulantes. Tem como navio gémeo o Nieuw Amsterdam, ambos da mesma companhia e também os maiores navios da frota HAL, constituída por 15 navios de cruzeiro.

O navio tem como porto de registo Roterdão, Holanda. 
Classe do navio: Vista
Velocidade cruzeiro: 21.9 nós

O Empress, da Pullmantur Cruises, foi construído em 1990 nos estaleiros Chantiers de l´Atlantique, St. Nazaire, na França. Tem perto de 49 mil toneladas, 210 metros de comprimento máximo e 30 metros de largura. Tem capacidade máxima para alojar cerca de 2000 passageiros e 686 tripulantes. Já navegou anteriormente para a Royal Caribbean International com o nome Empress of the Seas. 
Porto de registo: Valetta, Malta
Velocidade cruzeiro: 19.5 nós

Mastro do Empress

Pormenor do janelão envidraçado. 

Texto e Fotos: Nuno Olim 

sábado, 21 de abril de 2012

Amsterdam e Boudicca

Ontem, o Amsterdam da Holland America Line e o Boudicca da Fred Olsen Cruise Line, fizeram escala no porto do Funchal. O navio, Amsterdam, procedente de Cádis, chegou ao Funchal pelas 7h40 e zarpou pelas 17h00, a Fort Lauderdale, em Miami, porto onde irá terminar o seu cruzeiro de 112 dias, à volta do Mundo, "Grand World Voyage 2012". O Boudicca, procedente de Southampton, chegou ao Funchal pelas 6h30 para iniciar o seu cruzeiro pelas Ilhas Atlânticas, Madeira e Canárias e costa africana. O navio, soltou os seus cabos pelas 16h30, em viagem até Dakar. 
 
Pormenor da chaminé do Amsterdam da HAL, Holland America Line. 
 
Texto e Fotos: Nuno Olim