Espaço interactivo que se destina à fotografia e à informação sobre os Navios de Cruzeiro que passam pelo Porto Turístico do Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal. Todos os artigos aqui publicados são da autoria e da responsabilidade de NUNO OLIM, pelo que a sua reprodução ou plágio não são autorizados.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Rainy Day with 2 Cruises in Harbour

On a rainy day, were present at Funchal´s harbour 2 cruise ships: the Italian ship Melody and the Spanish ship Grand Mistral from "Ibero Cruceros". Grand Mistral arrived at Funchal at 7:20 a.m. from Tenerife and she sailed away at 3:00 p.m. to Málaga. At 10:30 a.m., the Italian ship from MSC Company, Melody arrived at Funchal from Málaga and she sailed away at 6:00 p.m. to Tenerife, in Canary Islands. 

(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

terça-feira, 12 de outubro de 2010

3 Cruises in Harbour

Today, arrived at Funchal´s harbour 3 cruise ships: the Italian ship Costa Allegra, the German ship Aida Vita and the giant North American ship Independence of the Seas. Costa Allegra was the first cruise ship to ancho in port, she arrived at 7h30 a.m., approximately, from Lanzarote, Canary Islands, and she sailed away at 9h00 pm in direction to the Portuguese capital, Lisbon. I emphasize that Costa Allegra from the italian cruise company Costa Cruises, is actually chartered to the French operator "Croisiers Paquet". Costa Allegra was built in 1969 by the Wartsila Turku Shipyard in Turku, Finland as the container ship MS Annie Johnson. In 1986 she was sold to Compania Naviera Panalexandra and renamed MS Alexandra but continued laid up. In 1990 the ship was acquired by Costa Cruises and rebuilt into a cruise ship at the T. Mariotti shipyard in Genoa, Italy. She started a new phase as Costa Allegra in 1992.
Porto of registry: Genoa, Italy
Sister Ship: Costa Marina

At 9:20 a.m. approximately, the German ship Aida Vita arrived at Funchal harbour from Tenerife, in Canary Islands and she sailed away at 5:00 p.m. to La Palma. Aida Vita is the second ship in Aida Cruises´fleet. Aida Vita was built in 2002 by the German shipyard Aker MTW in Wismar. She is identical to Aida Aura. Aida Vita has approximately, 42, 289 gross tonnage, it is 202 meters long and it has 28 meters beam. She can accomodate, at the most, 1687 passengers and 426 crew.
Port of registry: Italy
Sister Ship: Aida Aura
Service Speed: 19.4 knots

The Aida Vita funnel

The North American ship Independence of the Seas from the Royal Caribbean International Cruises arrived at  Funchal at 11:30 a.m. from the English port of Southampton and she sailed away at 6h30 pm to Tenerife. MS Independence of the Seas is a Freedom-class cruise ship operated by the Royal Caribbean cruise line that entered service in April 2008. The 15 decks ship can accommodate 4370 passengers served by 1360 crew. She was built in the Aker Finnyards drydock in Turku, Finland, builder of Freedom  of the Seas and Liberty of the Seas, her sister ships of the Freedom class.
Port of registry: Bahamas, Nassau


(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Oriana - 21 de Agosto de 2010

No dia que a cidade do Funchal celebrou os seus 502 anos, data que marca a elevação do Funchal a cidade em 1508 pelo rei D.Manuel I, esteve em porto o britânico navio da P&O Cruises o Oriana. Saliento que estas fotografias foram tiradas no passado dia 21 de Agosto de 2010, pelo meu irmão Paulo Olim, aquando da sua chegada de Tenerife, nas Ilhas Canárias, a bordo do ferry-boat da Naviera Armas, pelas 8h00.

Fotos: Paulo Olim (ASAS MADEIRA)

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ventura

Logo após a saída do Aida Cara e do Costa Luminosa, o navio britânico da P&O Cruises, o Ventura deu entrada no porto do Funchal pelas 17h30, vindo do porto inglês de Southampton. O Ventura irá pernoitar no Funchal até às 17h30 do dia seguinte, onde depois seguirá rumo até Las Palmas em Gran Canária. O Ventura está ao serviço da P&O Cruises, foi construído em 2008 nos estaleiros de Fincantieri, Monfalcone na Itália. O navio possui cerca de 113 mil toneladas, 289 metros de comprimento máximo e 36 metros de largura, tem capacidade para alojar cerca de 3400 passageiros servidos por 1230 tripulantes. Navega a uma velocidade de cruzeiro de 21.7 nós. Tem como navio gémeo o Azura, também ao serviço da P&O Cruises.
Quanto às facilidades a bordo, o navio é dotado de 8 restaurantes, 6 boutiques, 5 piscinas, espaço infantil, entre outras facilidades.
Porto de registo: Bermuda, Hamilton
Decks: 19

(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

Aida Cara & Costa Luminosa

Hoje, dia 28 de Setembro de 2010, o porto do Funchal volta a registar novamente mais duas escalas simultâneas de navios de cruzeiro: o navio alemão o Aida Cara da Aida Cruises proveniente de Cádiz e o navio italiano, o Costa Luminosa da Costa Cruises, oriundo de Tenerife. Ambos chegaram ao  Funchal pelas 7h00 e irão zarpar pelas 17h00 de hoje, sendo que o Aida Cara irá rumar em direcção a St. Cruz de La Palma e o Costa Luminosa irá navegar até ao porto espanhol de Málaga.

O navio alemão o Aida Cara está a efectuar um cruzeiro de 10 noites com partida de Palma de Maiorca. Iniciou o cruzeiro no dia 24 de Setembro, partindo de Palma de Maiorca, prosseguindo para Cádiz, depois Funchal, St. Cruz de La Palma, Las Palmas em Gran Canária, Tânger e finalizando o circuito em Palma de Maiorca no próximo dia 4 de Outubro de 2010.

O Aida Cara está ao serviço da Aida Cruises, foi construído em 1996 nos estaleiros em  Kvaerner MASA Yards, Turku, Finlândia. Sofreu remodelações em 2005 e possui cerca de 38 mil toneladas, 193 metros de comprimento máximo e 27 metros de largura. Tem capacidade para receber no máximo 1230 passageiros e 360 tripulantes. Navega a uma velocidade de cruzeiro de 21.0 nós. O Aida Cara disponibiliza ao cliente um centro de Fitness, teatro com 540 lugares, 391 cabines exteriores e 202 cabines interiores.

(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Melody

Hoje, dia 23 de Setembro de 2010, pelas 8h45 deu entrada no porto do Funchal o navio italiano da MSC Cruises o Melody, vindo de Málaga, onde ficará atracado no nosso porto até às 18h00, rumando em direcção a Tenerife.

 O Melody está neste momento a efectuar um cruzeiro de 11 noites pelo Mediterrâneo e Ilhas Atlânticas, iniciando o cruzeiro em Génova, passando posteriormente pelos portos de Málaga, Funchal, Tenerife, Tânger, Palma de Maiorca, Valência e Côte d´Azur.
O navio foi construído em 1982 nos estaleiros de CNIM, em La Seyne na França, para a Home Lines onde ganha a designação de MS Atlantic. Entre 1988 e 1997 é vendido para a Premier Cruise Lines e passa a ostentar o nome MS Starship Atlantic. Em 1997, o navio é então adquirido pela italiana Mediterranean Ship Cruises - MSC - onde lhe foi atribuído o nome MSC Melody. Trata-se de um navio que possui cerca de 35 mil toneladas, 204 metros de comprimento máximo e 27 metros de largura. Tem capacidade para receber no máximo 1550 passageiros e 535 tripulantes.
Porto de Registo: Panamá
(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Disney Magic

O navio de cruzeiros, o Disney Magic, voltou a escalar pela segunda vez o porto do  Funchal, nesta que é a sua viagem posicional da Europa para a América, depois de ter efectuado operações, durante o Verão, no Mediterrâneo e norte da Europa. Aportou pelo Funchal pelas 7h30, oriundo de Gibraltar e zarpou pelas 18h30, rumando à Ilha de St. Maarten, nas Caraíbas.

Importa referir, que é o primeiro ano que a Disney Cruise Lines, posiciona um dos seus navios a fazer circuitos pela Europa, sendo que para o próximo ano esta mesma companhia irá apostar novamente na Europa, colocando mais uma vez o Disney Magic a efectuar operações pelo velho Continente na época de veraneio. Assim sendo, já está agendada para o próximo ano, duas escalas do Disney Magic pelo Funchal, em ambas as viagens de reposicionamento, sendo a primeira a realizar a 22 de Maio de 2011 e a segunda escala a 14 de Setembro, esta última na sua viagem de regresso ao continente Americano.

O Disney Magic está ao serviço da companhia norte - americana de cruzeiros a Disney Cruise Lines, foi construído em 1998 nos estaleiros de Fincantieri, Veneza, Itália. O navio possui cerca de 83 mil toneladas, 294 metros de comprimento e 32 metros de largura. Tem capacidade para receber 2400 passageiros e 915 tripulantes. Tem como navio gémeo o Disney Wonder.
Porto de registo: Nassau, Bahamas

De salientar que o navio apresenta duas chaminés, sendo a primeira uma chaminé falsa. Optou-se por construir uma segunda chaminé com o intuito de tornar o navio mais elegante no ponto de vista estético. Outro facto importante é o apito melódico que o navio emite.


(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Astor

O MS Astor atracou no porto do Funchal pelas 7h30, vindo de Lisboa, onde pelas 22h00 irá largar os seus cabos rumo a Tenerife. De salientar que este navio alemão está a operar para a Transocean Tours desde 1995. O navio foi construído em 1987 nos estaleiros Howaltswerke Deutsche Werft, Kiel, Alemanha para a Marlan Corporation com sede na República das Maurícias. Em 1988 é vendido para a soviética a Black Sea Shipping Co. onde passa a ostentar a designação Fedor Dostoevsky. Neste período operou em vários fretamentos, principalmente por companhias da Alemanha de Leste. Em 1995 é vendido para a Transocean Tours e volta a navegar com a sua original designação - Astor. 

A 28 de Novembro de 2008 o Astor esteve perto de um ataque de piratas no Golfo do Omã, estreito que liga o Mar Arábico ao Golfo Pérsico. Graças à fragata alemã Mecklenburg-Vorpommern, que detectou atempadamente o ataque, conseguiu travar os piratas.

O Astor possui cerca de 21 mil toneladas, 176 metros de comprimento máximo e 22 metros de largura. Tem capacidade para hóspedar aproximadamente 656 passageiros servidos por 230 tripulantes.
Navio gémeo: Saga Pearl II
Porto de Registo: Nassau, Bahamas
(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Costa Luminosa

Procedente do porto de Tenerife nas Ilhas Canárias, o navio italiano da Costa Cruises, o Costa Luminosa, atracou no porto do Funchal pelas 7h00, onde permaneceu até ás 17h30, rumando ao porto espanhol de Málaga.
Refiro que o Costa Luminosa, está a efectuar um cruzeiro de 11 noites pelo Mediterrâneo ocidental e Ilhas Atlânticas, iniciando o itinerário no seu porto base em Savona, passando por Barcelona, Casablanca, Arrecife, St. Cruz de Tenerife, Funchal, Málaga e terminando em Savona.
O Costa Luminosa foi construído em 2009, tem capacidade para hóspedar cerca de 2826 passageiros, servidos por 921 tripulantes. Possui cerca de 92 mil toneladas, 294 metros de comprimento máximo e 32 metros de largura. Tem 16 decks, sendo 12 para uso dos passageiros. Velocidade máxima: 23.6 nós. Ao nível das facilidades, o navio apresenta a bordo 3 piscinas, 4 jacuzzi de hidro massagem, percurso de jogging, campo polidesportivo, centro Samsara Spa, centro de Fitness e de bem-estar, entre muitos outros serviços e facilidades.


(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Grand Voyager & Aida Blu

Hoje pela manhã, o navio da Ibero Cruceros, o Grand Voyager, vindo do porto de Vigo, deu as suas amarras no porto do Funchal, pelas 8h00, logo depois do ferry-boat da Porto Santo Line, o Lobo Marinho ter zarpado do Funchal, rumo à vizinha Ilha do Porto Santo. Pelas 16h00, o Grand Voyager soltará os seus cabos rumando a Las Palmas de Grand Canaria, sendo esta a sua última escala deste ano no Funchal, terminando assim, a sua temporada de Verão, onde realizou cruzeiros de 7 noites pelas Ilhas Atlânticas.

O Grand Voyager, é um navio de cruzeiros que foi construído em 2000 para a extinta companhia da Royal Olympic Cruises, nos estaleiros da Alemanha em Blohm Voss, Hamburgo. Inicialmente teve como designação Olympic Voyager e em 2004, foi vendido para a Ibero Cruceros, no qual recebeu a actual designação, Grand Voyager. Estando ao serviço da Ibero Cruceros, o navio está registado na Ilha da Madeira.

O Grand Voyager possui aproximadamente cerca de 25 mil toneladas de peso bruto, 181 metros de comprimento máximo e 26 metros de largura. Tem capacidade máxima para acolher cerca de 836 passageiros servidos por 360 tripulantes.
Velocidade máxima: 19.5 nós.
Decks: 6
Total de Cabines: 418

Pelas 7h00, vindo de Cádiz, o mais recente navio da Aida Cruises - o Aida Blu, fez escala pela primeira vez no porto do Funchal. Saliento que, o novo Aida Blu está a iniciar a sua temporada de Inverno, onde irá efectuar as escalas semanais no Funchal aos Domingos.

Como foi referido, o Aida Blu é a mais recente aquisição da companhia de cruzeiros alemã Aida Cruises. Foi construído em 2010, nos esteleiros de Meyer Wertf, Papenburg, Alemanha. É detentor de 71 mil toneladas, 252 metros de comprimento máximo e 32 metros de largura. Tem capacidade máxima para acolher cerca de 2500 passageiros e 634 tripulantes.
É um navio que pertence à classe Sphinx, tendo como navios da mesma classe o Aida Diva, Aida Bella, Aida Luna e o Aida Sol, estando este último em fase de construção.

A titulo de curiosidade, a designação Aida Blu, não é novidade na companhia Aida Cruises, visto que, entre 2004 e 2007, a Aida Cruises possuiu um navio de cruzeiro com esta designação, sendo esse mesmo navio vendido para outras companhias. O novo navio Aida Blu está registado na Itália em Génova, e tem como facilidade a bordo 6 restaurantes, 10 bares, centro de bem estar, parque infantil, 1096 cabines, sendo 374 cabines interiores e 722 exteriores.

Momento da realização das manobras de atracagem do Grand Voyager no Porto do Funchal pelas 8h00.
(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal