A capital madeirense voltou a registar no porto turístico do Funchal uma nova "enchente" de navios de cruzeiro. Desta vez, marcaram presença 4 navios de cruzeiro, estando em porto o MSC Fantasia, o Aida Blu, o Thomson Destiny e o Discovery.
O navio alemão, o Aida Blu chegou ao Funchal pelas 12h00 de ontem, onde pernoitou e zarpou às 17h00 de hoje, rumando em direcção a St.Cruz de Tenerife. O italiano MSC Fantasia com proveniência de Gibraltar, deu os seus cabos pelas 7h00 e soltou os cabos pelas 18h00, seguindo viagem em direcção a Tenerife. O Thomson Destiny deu entrada no porto pelas 9h00, vindo de La Palma e zarpou pelas 23h00 rumo a Agadir. Já o Discovery vindo de Cádiz, fez atracagem no porto pelas 8h00 e zarpou pelas 23h59, iniciando uma longa travessia pelo Atlântico até Antigua, nas Caraíbas.
Thomson Destiny
O navio Discovery foi construído em 1972, em Nordseewerke, Alemanha. Começou a navegar com o nome Island Venture. Em 1974, o navio é vendido para a Princess Cruises, onde ganha a designação Island Princess. Actualmente está ao serviço da Voyages of Discovery, desde 2003.
O Discovery possui aproximadamente perto de 20 mil toneladas, 168 metros de comprimento máximo e 25 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber perto de 689 passageiros e 350 tripulantes.
Tem como navio gémeo o Pacific.
Porto de registo: UK
Decks: 8
Momento em que o Discovery soltou os cabos pelas 17h00 para possibilitar a atracagem do ferry-boat Volcan de Tijarafe no terminal ferry, que atracou pelas 17h30, vindo do porto de Portimão. Enquanto o Volcan de Tijarafe fazia as suas manobras de acostagem no porto, o navio Discovery ficou aguardar ao largo da baía do Funchal, a partida do gigante MSC Fantasia que ocorreu pelas 18h00, no qual logo após a partida do MSC Fantasia, o Discovery voltou atracar no porto, mas desta vez no cais 3, permanecendo assim em porto até às 23h59, seguindo depois viagem com destino às Caraíbas.
(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal