Espaço interactivo que se destina à fotografia e à informação sobre os Navios de Cruzeiro que passam pelo Porto Turístico do Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal. Todos os artigos aqui publicados são da autoria e da responsabilidade de NUNO OLIM, pelo que a sua reprodução ou plágio não são autorizados.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

"Casa Cheia" no Porto do Funchal

A capital madeirense voltou a registar no porto turístico do Funchal uma  nova "enchente" de navios de cruzeiro. Desta vez, marcaram presença 4 navios de cruzeiro, estando em porto o MSC Fantasia, o Aida Blu, o Thomson Destiny e o Discovery.
O navio alemão, o Aida Blu chegou ao Funchal pelas 12h00 de ontem, onde pernoitou e zarpou às 17h00 de hoje, rumando em direcção a St.Cruz de Tenerife. O italiano MSC Fantasia com proveniência de Gibraltar, deu os seus cabos pelas 7h00 e soltou os cabos pelas 18h00, seguindo viagem em direcção a Tenerife. O Thomson Destiny deu entrada no porto pelas 9h00, vindo de La Palma e zarpou pelas 23h00 rumo a Agadir. Já o Discovery vindo de Cádiz, fez atracagem no porto pelas 8h00 e zarpou pelas 23h59, iniciando uma  longa travessia pelo Atlântico até Antigua, nas Caraíbas.

Thomson Destiny 

O navio Discovery foi construído em 1972, em Nordseewerke, Alemanha. Começou a navegar com o nome Island Venture. Em 1974, o navio é vendido para a Princess Cruises, onde ganha a designação Island Princess. Actualmente está ao serviço da Voyages of Discovery, desde 2003.
O Discovery possui aproximadamente perto de 20 mil toneladas, 168 metros de comprimento máximo e 25 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber perto de 689 passageiros e 350 tripulantes.
Tem como navio gémeo o Pacific.

Porto de registo: UK
Decks: 8

Momento em que o Discovery soltou os cabos pelas 17h00 para possibilitar a atracagem do ferry-boat Volcan de Tijarafe no terminal ferry, que atracou pelas 17h30, vindo do porto de Portimão. Enquanto o Volcan de Tijarafe fazia as suas manobras de acostagem no porto, o navio Discovery ficou aguardar ao largo da baía do Funchal, a partida do gigante MSC Fantasia que ocorreu pelas 18h00, no qual logo após a partida do MSC Fantasia, o Discovery voltou atracar no porto, mas desta vez no cais 3, permanecendo assim em porto até às 23h59, seguindo depois viagem com destino às Caraíbas.
(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

domingo, 21 de novembro de 2010

Crystal Serenity

O luxuoso paquete da Crystal Cruises, o Crystal Serenity fez ontem, escala no porto do Funchal, procedente de Tenerife deu as suas amarras no porto do Funchal pelas 7h30 e soltou os cabos pelas 17h00 rumando em direcção à capital portuguesa, Lisboa.

O Crystal Serenity está ao serviço da companhia Crystal Cruises, foi construído em 2003 nos estaleiros franceses de Chantiers de l´Atlantique, St. Nazaire. O navio é detentor de 69 mil toneladas, possui cerca de 250 metros de comprimento máximo e 32 metros de largura. Tem capacidade máxima para alojar perto de 1140 passageiros servidos por 655 tripulantes. 
 
A título de curiosidade o Crystal Serenity já foi eleito diversas vezes pela revista "Conde Nast Traveler" como sendo um dos melhores navios de cruzeiro do mundo. Importa salientar que a viagem inaugural do Crystal Serenity foi a 7 de Julho de 2003, 4 dias após a celebração da sua inauguração. 
Porto de registo: Nassau, Bahamas
Decks: 13

 
(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Aida Bella e Regatta

Hoje estiveram em porto o navio da Aida Cruises, o Aida Bella que chegou pelas 7h00 vindo de Cádiz, e o navio da Oceania Cruises, o Regatta que deu os seus cabos pelas 6h45 proveniente de Tânger. O Aida Bella zarpou às 17h00 rumo a St Cruz na Ilha de La Palma, e o Regatta também soltou os cabos pelas 17h00, numa longa viagem posicional transatlântica até Hamilton, nas Bermudas. 

O navio Regatta está ao serviço da Oceania Cruises, pertence à classe "R" juntamente com os seus navios gémeos: Insignia, Nautica, Royal Princess, Azamara Journey, Pacific Princess, Ocean Princess e Azamara Quest. O Regatta foi construído em 1998 pelos estaleiros franceses de Chantiers de l´Atlantique, St. Nazaire, para a Renaissance Cruises com a designação de MS R Two. Em 2006 o navio é vendido para a Oceania Cruises e passa a navegar com o nome de Regatta.

O Regatta tem aproximadamente 30 mil toneladas, 181 metros de comprimento e 25 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber perto de 702 passageiros e 371 tripulantes. 
Porto de registo: Ilhas Marshall 
Decks:11
 
(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Artemis e Aida Blu no Funchal

O dia de ontem foi marcado pela presênça de 2 navios de cruzeiro no porto do Funchal: o britânico navio da P&O Cruises o Artemis e o habitual navio alemão da Aida Cruises o Aida Blu. O Artemis chegou ao Funchal pelas 7h00 procedente de Lisboa e zarpou pelas 23h00 rumo a Southampton. Quanto ao navio Aida Blu, aportou pelas 12h00 vindo de St. Cruz de Tenerife e como é de costume, pernoitou no Funchal, zarpando pelas 17h00 em direcção a La Palma. 
Importa referir que o Artemis a partir de Maio de 2011 irá passar a operar pela alemã Phoenix Reisen com a designação de Artania. 

(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

sábado, 13 de novembro de 2010

MSC Fantasia e Seven Seas Voyager

O porto turístico do Funchal recebeu hoje a visita de mais 2 navios de cruzeiro, estando em porto o italiano MSC Fantasia e o Seven Seas Voyager. O MSC Fantasia vindo de Tenerife deu as suas amarras no Funchal pelas 8h00 e irá zarpar pelas 17h00 rumo ao porto de Málaga. Já o Seven Seas Voyager está a efectuar uma viagem transatlântica para as Caraíbas, vindo de Málaga irá soltar os seus cabos também pelas 17h00 dando assim inicio à sua travessia pelo Atlântico até Hamilton.

O MSC Fantasia está ao serviço da MSC Cruises, foi construído em 2008 nos estaleiros de STX Europe, St. Nazaire, França. É da classe Fantasia juntamente com o seu navio gémeo o MSC Splendida. Possui perto de 138 mil toneladas, 333 metros de comprimento máximo e 38 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber aproximadamente 3887 passageiros e 1325 tripulantes.

Porto de Registo: Panamá

O Seven Seas Voyager está ao serviço da Regent Seven Seas Cruises, foi construído em 2003 pelos estaleiros de T. Mariotti, Génova, Itália. É detentor de 46 mil toneladas, possui perto de 216 metros de comprimento máximo e 27 metros de largura. Tem capacidade máxima para acolher 769 passageiros servidos por 431 tripulantes.
Porto de registo: Bahamas
Decks: 9

(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Aurora

Ontem pelas 17h00 o navio de cruzeiros Aurora da P&O Cruises deu entrada no porto do  Funchal, procedente da Ilha de Tortola nas Caraíbas. Pernoitou no Funchal e soltou os seus cabos pelas 17h00 de hoje rumando em direcção a Southampton na Grã Bretanha. 
O Aurora foi construído em 2000 para a P&O Cruises nos estaleiros de Meyer Werft, Papenburg, Alemanha. O navio possui cerca de 76 mil toneladas de peso bruto, 270 metros de comprimento máximo e 32 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber perto de 2290 passageiros servidos por 936 tripulantes. 
Velocidade cruzeiro: 24.0 Nós
Porto de registo: Hamilton, Bermuda
Decks: 10
(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

Estreia do Adventure of the Seas no Funchal

No passado dia 6 de Novembro de 2010, o Adventure of the Seas fez escala pela primeira vez no porto do Funchal. O Adventure of the Seas deu as suas amarras no porto, pelas 8h00 vindo de Tenerife e soltou os cabos pelas 17h00 rumo ao porto espanhol de Málaga. Recordo que este gigante navio da Royal Caribbean esteve a efectuar um mini-cruzeiro de 5 noites que começou em Málaga e fez paragens pelo arquipélago das Canárias e Madeira.

O Adventure of the Seas está ao serviço da companhia Norte Americana da Royal Caribbean, foi construído em 2001 nos estaleiros Kvaerner MASA Turku, Finlândia. É o terceiro da classe Voyager juntamente com o Voyager of the Seas, Explorer of the Seas, Navigator the Seas e o Mariner of the Seas. O navio possui aproximadamente 137 mil toneladas, 311 metros de comprimento máximo e 38 metros de largura. Tem capacidade máxima para alojar perto de 3114 passageiros e 1181 tripulantes. 
Porto de registo: Nassau, Bahamas
Decks: 15 

(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

A bordo do Adventure of The Seas

Na primeira escala do Adventure of the Seas no porto do Funchal, no passado dia 6 de Novembro de 2010, realizou-se uma visita a bordo deste gigante navio de cruzeiros da prestigiada companhia Norte Americana, a Royal Caribbean. Na visita estiveram presentes os representantes da Agência J. F. Martins, os representantes dos Portos da Madeira APRAM e alguns membros do Clube de Entusiastas de Navios, CEN que foram recebidos de início pelo Comandante do navio.

Viking Crown;

Ginásio;

Royal Promenade;

Um carro clássico exposto à entrada de um dos vários pubs que existem ao longo da Royal Promenade do navio;

Casino Royale;

Pista de Gêlo;

Restaurante Vivaldi;

Skylight Chapel;
Biblioteca;

Connoisseur Club; 

Lyric Theatre;
Schooner Bar;

Todas as fotografias foram obtidas aquando da visita a bordo do Adventure of the seas, organizada pelo CEN.
(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal