Espaço interactivo que se destina à fotografia e à informação sobre os Navios de Cruzeiro que passam pelo Porto Turístico do Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal. Todos os artigos aqui publicados são da autoria e da responsabilidade de NUNO OLIM, pelo que a sua reprodução ou plágio não são autorizados.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Navigator of the Seas e Costa Luminosa

O Porto do Funchal, voltou a registar hoje - dia 28 de Outubro de 2009 - mais duas escalas de cruzeiros, sendo desta vez, a escala de um navio italiano da Costa Cruises, o Costa Luminosa e a escala de um navio Norte Americano da Royal Caribbean, o Navigator of the Seas.
Curioso é o facto de ambos os navios estarem a efectuar a mesma rota, sendo Tenerife o porto de origem, e Málaga o porto de destino destes dois grandes paquetes.

Por volta das 6h15, o Navigator of the Seas fez as manobras de atracagem no porto do Funchal e pelas 16h00 zarpou rumando a Málaga.




De referir que o Navigator of the Seas está ao serviço da Royal Caribbean International Cruises, foi construído em 2002 nos estaleiros Finlandeses de Kvaerner MASA Yards. O navio possui cerca de 138 mil toneladas, 311 metros de comprimento máximo e 39 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber cerca de 3807 passageiros e 1181 tripulantes.

Tem como navios gémeos o Explorer of the Seas, Voyager of the Seas, Mariner of the Seas e o Adventure of the Seas.
Porto de registo: Nassau, Bahamas

Pelas 7h15, o Costa Luminosa, vindo de Tenerife aportou no Porto do Funchal, soltando as suas amarras por volta das 17h30 rumo a Málaga.
Relembro que o Costa Luminosa foi inaugurado a 6 de Junho de 2009 na cidade italiana de Trieste juntamente com o Costa Pacifica.

O Costa Luminosa também conhecido como o navio da "luz" é detentor de 92.600 toneladas de peso bruto, 294 metros de comprimento e 32 metros de boca. Tem capacidade para alojar cerca de 2826 passageiros servidos por 921 tripulantes.
Tem como navio gémeo o Costa Deliziosa.
(@) Image and Text Copryright; Imagem e texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Oosterdam

No passado dia 25 de Outubro, o Oosterdam da Holland Amercia Line, fez escala no Porto do Funchal. Proveniente de Lisboa, aportou no Funchal por volta das 8h00, soltando as suas amarras pelas 17h00 rumo à ilha de Half Moon Cay nas Bahamas.
De referir que o Oosterdam foi construído em 2006, na Itália, nos estaleiros de Fincantieri. Possui cerca de 82 mil toneladas, 289 metros de comprimento máximo e 32 metros de largura. Tem capacidade máxima para hospedar cerca de 2388 passageiros e 812 tripulantes.
Tem como navios gémeos o Noordam, Westerdam e Zuiderdam.
Porto de registo: Roterdão, Holanda
(@) Image and Text Copryright; Imagem e texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

Intenso Tráfego Marítimo e Turístico na Pontinha

O Porto Turístico do Funchal, registou no passado dia 24 de Outubro de 2009, um grande movimento de cruzeiros, estando na capital madeirense quatro cruzeiros: Hanseatic, Noordam, Independence of the Seas e o Arcadia, que trouxeram à cidade turística e portuária do Funchal cerca de 8.300 turistas.

O primeiro cruzeiro a fazer as manobras de atracagem no porto do Funchal, foi o navio alemão Hanseatic, ao serviço da Hapag Llyod. Proveniente de Casablanca, aportou no cais Norte do porto pelas 6h30 soltando as amarras pelas 17h00 rumo a La Palma.

Depois do Hanseatic foi a vez do navio holandês o Noordam, que pelas 7h00 deu as amarras no porto do Funchal. Proveniente de Cádiz, zarpou do Funchal por volta das 17h00 rumo ao porto de Fort Lauderdale na Caraíbas. De salientar que o Noordam encontra-se em viagem posicional da Europa para a América.

O Noordam está ao serviço da companhia holandesa a Holland America Line, foi construído em 2006 nos estaleiros italianos de Fincantieri. É detentor de 289 metros de comprimento e 32 metros de largura. Possui cerca de 82 mil toneladas. Consegue atingir os 22 nós o equivalente a 48 Km/h.

Tem como navios gémeos o Oosterdam, Zuiderdam e Westerdam, estando todos eles ao serviço da Holland America Line.

O Noordam tem capacidade máxima para acolher cerca de 2388 passageiros servidos por 812 tripulantes.
Porto de registo: Roterdão, Holanda

O navio foi inaugurado em Fevereiro de 2006, em Nova Yorque sendo a madrinha de baptismo a actriz Marlee Matlin. A bordo do navio é possível visitar um museu com inúmeras peças do século XVII ao XIX, pinturas, como uma pintura a óleo da cidade de Utrecht, pintado em 1842. No museu podemos ainda encontrar arte contemporânea como a série de fotografias com grandes nomes ligados ao mundo da música como Dizzy Gillespie e BB King. De entre as várias peças de mobiliário, destaque para a valiosa caixa de embutidos ladeada por talha de madeira do século XVII, ao gosto Barroco.

Quanto às facilidades a bordo, o navio dispõe de um casino, centro de arte culinária, vários cafés, restaurantes, centro de Fitness, Night Club, Espaço dedicado às crianças...

Já pelas 10h00 chegou o gigante Independence of the Seas, proveniente de Southampton na Inglaterra, soltou as amarras por volta das 18h00 em direcção a Tenerife. O Independence of the Seas, juntamente com o Liberty e o Freedom of the Seas, são considerados actualmente os maiores navios de cruzeiros do mundo. De recordar que o Independence of the Seas foi lançado ao mar em 2008, está ao serviço da Royal Caribbean International. Possui cerca de 158 mil toneladas, tem cerca de 339 metros de comprimento máximo e 39 metros de largura.

Pelas 12h15 chegou o navio britânico, o Arcadia, da P&O Cruises, Proveniente de Southampton, pernoitou no Funchal, onde soltou as suas amarras no dia seguinte pelas 18h00 rumando a Tenerife. Devido à falta de espaço no dia em que chegou, o Arcadia teve que ficar fundeado ao largo da baía do Funchal.

O Arcadia foi construído em 2005, na Itália, nos estaleiros em Fincantieri. Tem cerca de 86 mil toneladas, 289 metros de comprimento e 32 metros de largura. Porto de registo: Hamilton, Bermuda.
(@) Image and Text Copryright; Imagem e texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Grand Voyager

Ontem, 8 de Outubro de 2009, o Porto do Funchal, registou a visita do veloz navio de cruzeiros o "Grand Voyager" que desde 2005 está ao serviço da Iberojet, com operação em Espanha e pertencente ao Grupo Carnival.
Aportou no Funchal por volta das 7:00, procedente de Tenerife e zarpou por volta das 16:00 rumo a Tânger.
O Grand Voyager, considerado como sendo um dos mais velozes cruzeiros em circulação, pode atingir os 28 nós máximos, foi construído em 2000, nos estaleiros germânicos de Blohm e Voss, Hamburgo, para a extinta companhia de cruzeiros Royal Olympic Cruises, com o nome de Olympic Voyager.

De salientar que o, Grand Voyager, está a realizar um cruzeiro de 7 noites com partidas em Málaga, sendo o itinerário: Casablanca - Lanzarote - Tenerife - Funchal - Tânger, terminando o cruzeiro em Málaga.
Quanto ao navio, possui aproximadamente 24.391 toneladas, 180 metros de comprimento e 25 de largura. Tem capacidade máxima para hóspedar cerca de 922 passageiros servidos por 360 tripulantes.
(@) Image and Text Copryright; Imagem e texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Costa Europa

Hoje, dia 4 de Junho de 2009, o porto do Funchal recebeu a visita de um navio de cruzeiros de bandeira italiana o Costa Europa da companhia Costa Cruises. Aportou no Funchal por volta das 7h00 oriundo de Tenerife, Canárias. Soltou as suas amarras por volta das 17h30 rumo a Málaga.
Foi construído em 1986, nos estaleiros de Meyer Werft, Alemanha. Esteve durante 14 anos ao serviço da Holland America Line com a designação de Westerdam. Em 2002 sofreu diversas remodulações, sendo adquirido pela Costa Cruises.


É detentor de 54 mil toneladas, aproximadamente, tem cerca de 243 metros de comprimento e 31 metros de largura. Possui 12 decks, estando 9 deles acessíveis aos seus passageiros. Tem capacidade máxima para 1744 passageiros e 615 tripulantes, aproximadamente.
Velocidade cruzeiro: 19 knots
Porto de registo: Génova, Itália

(@) Image and Text Copryright; Imagem e texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

domingo, 3 de maio de 2009

Celebrity Century a zarpar do Funchal

Celebrity Century a sair do porto do Funchal rumo a Corunha.
Imagem obtida da Rua 31 de Janeiro, Funchal.

Photo by: Paulo Olim - (Asas Madeira)

Celebrity Century e MSC Lírica no Funchal

Hoje, 3 de Maio de 2009, dia em que se assinala o Dia da Mãe, o porto do Funchal recebeu a visita de 2 navios de cruzeiro: o Celebrity Century da companhia Norte Americana Celebrity Cruises e o italiano MSC Lírica da Mediterranean Shipping Cruises. O Celebrity Century foi o primeiro navio a fazer as manobras de atracagem, oriundo de Miami deu as amarras no Funchal por volta das 6h00. Zarpou do Funchal por volta das 15h00 rumo a Corunha.

O Celebrity Century foi construído em 1995 nos estaleiros Meyer Werft, Papenburg na Alemanha. Em 2006 sofreu obras de requalificação. Tem aproximadamente 71 mil toneladas, tem cerca de 248 metros de comprimento e 32 metros de largura. Tem capacidade máxima para alojar cerca de 2150 passageiros e 843 tripulantes.
Velocidade Cruzeiro: 21.5 knots (39.8 Km/h)
Porto de registo: Malta
Decks: 12

Pelas 11h45, deu entrada no porto do Funchal o italiano navio da Mediterranean Shipping Company o MSC Lírica, oriundo da Martinica, Caraíbas. Irá soltar as suas amarras por volta das 23h00 rumo à capital portuguesa, Lisboa.
.
O MSC Lírica foi construído em 2003, nos estaleiros Chantiers de l´Atlantique, St. Nazaire, França. Possui cerca de 59 mil toneladas, tem sensivelmente 251 metros de comprimento máximo e 28 metros de largura. Tem capacidade máxima para hóspedar cerca de 2213 passageiros e 760 tripulantes.
Velocidade cruzeiro: 20.8 knots
Tem como navio gémeo o MSC Opera

Porto de registo: Panamá

Decks: 9

(@) Image and Text Copryright; Imagem e texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Porto do Funchal regista intenso movimento de cruzeiros

O primeiro dia de Maio, de 2009 foi marcado por um grande movimento de cruzeiros no porto do Funchal. Estiveram presentes na capital madeirense 5 navios de cruzeiro: Aurora; Costa Mágica, Ocean Village; Thomson Destiny e o Atlantic Star.
Por volta das 7h00, chegaram quase em simultâneo os paquetes Costa Mágica, oriundo de Tenerife e o britânico Aurora, vindo de uma viagem transatlântica das Caraíbas para a Europa. De salientar que o Costa Mágica está a efectuar um cruzeiro de 11 noites pelo Mediterrâneo e pelas ilhas Atlânticas. O Costa Mágica, zarpou do Funchal por volta das 17h30 rumo ao porto de Málaga, Espanha. Já o Aurora, soltou as amarras por volta das 15h00 rumo a Southampton.

O Ocean Village chegou ao Funchal por volta das 8h00 e devido à falta de espaço no porto do Funchal para a sua atracagem, teve que ficar fundeado ao largo da baía do Funchal, juntamente com o Atlantic Star. O Ocean Village chegou de uma viagem transatlântica do porto de Barbados, Caraíbas para a Europa. Por volta das 15h00, altura em que o Aurora soltou as suas amarras do porto, o Ocean Village fez as manobras de atracagem e tomou lugar do Aurora no porto. O Ocean Village zarpou por volta das 18h00.
O Thomson Destiny, atracou no cais norte do porto do Funchal por volta das 11h00 e encontra-se em viagem posicional das Caraíbas para a Europa. Chegou ao Funchal oriundo de Bridgetown, Barbados. Soltou as amarras por volta das 18h00 rumo a Gibraltar.
O Atlantic Star da Pullmantur, vindo de Lanzarote, Canárias, chegou ao Funchal por volta das 10h00 ficando também fundeado na baía do Funchal, devido à falta de espaço no porto. Zarpou do Funchal por volta das 23h00 rumo a Lisboa.

(@) Image and Text Copryright; Imagem e texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Princess Kaguya: o mega cruzeiro em 2012

Princess Kaguya é o novo conceito para o maior cruzeiro do mundo alguma vez já construído. O futurístico navio é descrito como um "navio de cruzeiro Internacional Urbano" para o ano de 2012. Está projectado para ter 20 decks, cerca de 505 metros de comprimento e possuir aproximadamente 370.000 toneladas. O navio irá ter capacidade para acolher cerca de 8.400 passageiros e 4.000 tripulantes.
'
O navio irá ser dotado de 50 restaurantes, ter 3 diferentes categorias de hotéis, tendo cada um cerca de 1200 quartos, um estádio desportivo, uma área reservada para a realização de eventos, centro comercial, cinemas...
Poderá incluir ainda algumas moradias a bordo.

A construção do Princess Kaguya ainda não teve início, dado que, encontra-se em fase de estudo e de avaliações em termos de custos. Caso este projecto seja aprovado e assinado, a construção deste "mega-navio" terá lugar nos estaleiros da Finlândia.

Text Copryright; texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

sábado, 25 de abril de 2009

A "Jóia" da Princess no Funchal

Hoje, 25 de Abril de 2009, dia comemorativo da revolução nacional e também o dia que antecede a Festa da Flor, a capital da Ilha da Madeira registou pela primeira vez a vinda do navio de cruzeiro o Ruby Princess.
O Ruby Princess é o navio mais recente da frota Princess Cruises.

O Ruby Princess chegou ao Funchal por volta das 13h00, procedente de Fort Lauderdale, Miami. Regressou de uma viagem transatlântica de um cruzeiro posicional das Caraíbas para a Europa.



O navio foi recebido com grande apoteose sendo saudado com jactos de água e multiplos apitos emitidos pelo rebocador Ponta do Pargo.

Zarpou do Funchal por volta das 20h00, rumo ao porto espanhol de Cádiz, onde, embarcaram 100 passageiros que vão iniciar no Funchal o seu cruzeiro pelo Mediterrâneo e concluí-lo no porto espanhol de Barcelona.
Quanto ao navio em si, o Ruby Princess está a operar para a Princess Cruises, foi construído em 2008 nos estaleiros Fincantieri na Itália. Teve a sua viagem inaugural em Novembro de 2008.
Tem como navios gémeos o Crown Princess e o Emerald Princess.

O Ruby Princess tem aproximadamente 116 mil toneladas, possui cerca de 285 metros de comprimento e cerca de 36 metros de largura. Tem capacidade máxima para acolher cerca de 3592 passageiros e 1205 tripulantes.
Decks: 19
Velocidade cruzeiro: 21.7 knots
Porto de registo: Bermuda, Hamilton

O Ruby Princess apresenta inúmeras facilidades a bordo entre as quais faço destaque para o mini-golfe de 9 buracos e 2 simuladores de golfe, pista de jogging, piscina para nadar contra a corrente, ginásio, centro de fitness, capela para casamentos, sala para conferências, biblioteca, casino, shopping center, 4 jacuzzis, Spa, cinema, teatro, centro para jovens, cyber-café, 3 importantes restaurantes, 5 piscinas, entre muitas outras facilidades. De referir que este navio apresenta um deck inteiro de mini-suites.

(@) Image and Text Copryright; Imagem e texto com direitos: Nuno Olim, Funchal