Espaço interactivo que se destina à fotografia e à informação sobre os Navios de Cruzeiro que passam pelo Porto Turístico do Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal. Todos os artigos aqui publicados são da autoria e da responsabilidade de NUNO OLIM, pelo que a sua reprodução ou plágio não são autorizados.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Arcadia

Ontem, dia 8 de Julho de 2010, o porto turístico do Funchal registou a escala simultânea de dois navios de cruzeiro: o Arcadia e o Grand Voyager. A estação do Verão é considerada uma época de baixa actividade no porto do Funchal, isto, porque o número de escalas de cruzeiro é pouco acentuado nos meses de Verão neste porto.

O Arcadia, vindo de Southampton, seu porto base, chegou ao Funchal pelas 8h00 e zarpou pelas 17h30 rumo a Las Palmas de Gran Canaria. Este navio da classe Vista da P&O Cruises de 2005, está a efectuar um cruzeiro de 12 noites, iniciando e terminando o itinerário em Southampton.

(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

sábado, 19 de junho de 2010

Celebrity Eclipse

Este recente navio da Celebrity Cruises, foi construído em 2010 nos estaleiros de Meyer Werft, Papenburg, Alemanha. É o terceiro navio da classe Solstice, juntamente com os navios Celebrity Solstice e Celebrity Equinox.
Porto de registo: Malta
Decks: 17
Velocidade cruzeiro: 24 nós.
O Celebrity Eclipse, possui cerca de 122 mil toneladas, 315 metros de comprimento máximo e 37 metros de largura. Tem capacidade para alojar 2850 passageiros e 1250 tripulantes.

(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

Disney Magic

O navio Disney Magic foi construído em 1998 na Itália, nos estaleiros de Fincantieri, Venice, para a Disney Cruise Line, subsidiária da The Walt Disney Company.
Tem como navio gémeo - Disney Wonder - lançando ao mar em 1999.
Porto de registo: Nassau, Bahamas
Decks: 11

O Disney Magic possui aproximadamente 83 mil toneladas, 294 metros de comprimento máximo e 32 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber cerca de 2400 passageiros e 915 tripulantes.
Velocidade cruzeiro: 21.5 nós (44Km/h).
(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

Saga Peral II

Foi construído em 1981 nos estaleiros de Howaldtswerke Deutsche Werft, Kiel, Alemanha, para a Transocean Tours, com o nome Astoria. Esteve ao serviço da Transocean Tours desde 1981 até 2009. Em Março de 2010 foi vendido e passou a operar para a Saga Cruises, navegando com a designação - Saga Pearl II.
Quanto às suas características, o navio possui cerca de 19 mil toneladas, 164 metros de comprimento máximo e 22 metros de largura. Tem capacidade máxima para hóspedar perto de 600 passageiros e 220 tripulantes.
Tem como navio gémeo: Astor.
(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

Mein Schiff

O navio Mein Schiff, foi construído em 1996, nos estaleiros alemães de Meyer Werft, Papenburg, para a prestigiada companhia Norte-Americana, da Celebrity Cruises, navegando com o nome Galaxy, e posteriormente Celebrity Galaxy. Em 2009, o navio sofreu remodelações, sendo vendido para a TUI Cruises, que actualmente se encontra ao serviço desta operadora turística.
Tem como porto de registo: Valletta, Malta.
O Mein Schiff, juntamente com os navios da Celebrity Cruises, o Celebrity Century e o Celebrity Mercury formam a Classe Century, pois são, navios gémeos.
O Mein Schiff é detentor de 78 mil toneladas, 263 metros de comprimento máximo e 32 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber cerca de 2114 passageiros servidos por 843 tripulantes.
Navega a uma velocidade cruzeiro de 21.5 nós.
(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

domingo, 4 de abril de 2010

Prinsendam

O navio holandês, da Holland America Line, o Prinsendam, escalou ontem o porto do  Funchal, depois de uma longa travessia pelo Atlântico desde St. Barts, na Ilha de Gustavia, Caraíbas até ao Funchal. Aportou no Funchal pelas 7h00 e zarpou pelas 17h00 rumo ao porto marroquino de Tânger.

Esta unidade mais pequena da frota Holland America Line, foi construída em 1988, nos estaleiros de Wärtsilä Marine, Turku, Finlândia. Nos primeiros tempos da sua carreira teve como designações Seabourn Sun e Royal Viking Sun. Possui aproximadamente cerca de 38 mil toneladas, 204 metros de comprimento máximo e 29 metros de largura. Tem capacidade para receber cerca de 843 passageiros e 460 tripulantes.
Navega a uma velocidade de 22 nós

Tem como porto de registo, Roterdão, Holanda
(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

sábado, 3 de abril de 2010

Ocean Village, Ventura e Deutschland

Ontem, dia 2 de Abril de 2010, estiveram em porto mais três navios de cruzeiro em trânsito: o Ventura que chegou no dia anterior, o navio alemão Deutschland da Peter Deilmann e o Ocean Village.
O Deutschland aportou pelas 6h30 com proveniência de Lisboa, zarpou pelas 23h00 rumo a Casablanca. O Ventura soltou os cabos pelas 17h30 rumo a Las Palmas, Canàrias.

O Ocean Village chegou pelas 7h30, com proveniência de Antigua, nas Caraíbas, realizou uma longa viagem transatlântica de 6 dias em alto mar. Pelas 17h00 largou os cabos em direcção à costa ocidental de Espanha. De referir que esta é a sua última escala no Funchal com esta designação e operadora, uma vez que, em Setembro deste ano, irá mudar de companhia e de visual.
(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

Primeiro dia de Abril com três navios de cruzeiro em porto

No dia 1 de Abril, estiveram em porto, 3 navios de cruzeiro, sendo eles o Seven Seas Mariner, que já se encontrava atracado no cais norte do porto do Funchal desde o dia anterior, o Costa Serena e o gigante navio da P&O Cruises o Ventura.

O Costa Serena, da italiana companhia Costa Cruises, chegou ao porto do Funchal pelas 7h30 de Tenerife. Soltou os cabos por volta das 17h00, rumo a Málaga. No momento em que o Costa Serena zarpava do Funchal, o britânico Ventura, já fazia aproximação ao Funchal.

O Ventura, chegou ao Funchal pelas 17h00, proveio de Southampton. Pernoitou no Funchal, soltando os cabos no dia 2 de Abril pelas 17h30, rumando a Las Palmas. O navio está a efectuar um cruzeiro de 13 noites pela Macaronésia Central, passando pelos portos de Las Palmas. Tenerife, La Palma, Cádiz, Lisboa, Vigo, terminando o circuito em Southampton, seu principal porto base.
(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

Último dia de Março com grande movimento de cruzeiros no Funchal


O dia 31 de Março, foi marcado por um intenso movimento de navios de cruzeiro no porto do Funchal. Da América do Sul chegaram o Costa Mágica e o Splendour of the Seas. Das Bermudas, chegou o navio Seven Seas Mariner, que fez estreia no Funchal. De Southampton, arribou o britânico Black Watch, da Fred Olsen Cruise Lines. 

 
O navio da Royal Caribbean, o Splendour of the Seas, chegou ao porto do Funchal pelas 7h00, vindo do porto de Santos no Brasil, fez uma travessia transatlântica de 6 dias até ao Funchal. Soltou os cabos pelas 17h00, rumando a Barcelona, onde termina o seu cruzeiro.

O Splendour of the Seas, foi construído em 1996, nos estaleiros de Chantiers de L´Atlantique, St. Nazaire, França, para a prestigiada Royal Caribbean International. O navio possui 69 mil toneladas, 264 metros de comprimento máximo e 32 metros de largura. Tem capacidade para alojar cerca de 2076 passageiros e 735 tripulantes. Navega a uma velocidade de 24 nós. Tem como navio gémeo o Legend of the Seas.
Tem como porto de registo: Nassau, Bahamas

O Costa Mágica, vindo também do Brasil, de Fortaleza, chegou ao Funchal pelas 8h00, depois de uma viagem transatlântica de 5 dias em alto mar. Antes de fazer escala no Funchal, parou em Tenerife, nas Canárias. Pelas 19h00, largou os cabos em direcção a Casablanca. Savona, é o porto onde dia 5 de Abril termina o seu cruzeiro.
O Costa Mágica, tem como navio gémeo o Costa Fortuna.
Porto de registo: Génova, Itália
Decks: 13

O Black Watch, da Fred Olsen Cruise Lines, proveniente de Southampton, chegou ao Funchal pelas 8h45. Soltou os cabos pelas 17h30, rumo a Tenerife. O navio está a efectuar um cruzeiro de 14 noites pela Macaronésia Central.

O Seven Seas Mariner, com porto de registo em Nassau, nas Bahamas, escalou pela primeira vez o porto do Funchal. Vindo do porto de Hamilton, nas Bermudas, chegou ao  Funchal pelas 12h00 depois de uma longa travessia de 5 dias em alto mar. Esteve a realizar uma viagem de reposicionamento da América para a Europa. Pernoitou no Funchal, soltando os cabos pelas 18h00 do dia 1 de Abril, rumando em direcção a Cádiz. Depois faz escala em Málaga, Marselha, onde irá finalizar o seu cruzeiro no porto de Monte Carlo, no Mónaco.

O Seven Seas Mariner, foi construído em 2001 nos estaleiros de Chantiers de L´Atlantique, St. Nazaire, França, para a companhia da Regent Seven Seas Cruises. É detentor de 48 mil toneladas, 216 metros de comprimento máximo e 29 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber cerca de 760 passageiros e 431 tripulantes. Navega a uma velocidade de 20 nós.
Possui 8 decks
(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

segunda-feira, 29 de março de 2010

"Pontinha Cheia"

Hoje, Segunda-feira, a cidade portuária e turística do Funchal, "viu" o seu cais cheio de navios de cruzeiro, sendo eles, o Oceana, Island Escape, Deutschland e o Aida Luna.
O Ocena aportou pelas 8h00, vindo de uma viagem transatlântica de 5 dias de navegação, desde St.Jonh´s, Antigua até ao Funchal. Terminou a sua temporada e as operações na América Central e está de regresso ao continente europeu. Durante os últimos 5 meses efectou circuitos pelas Caraíbas, sendo o seu porto base o porto de Bridgetown. Pelas 18h00, largou os cabos em direcção ao porto de Southampton, Inglaterra.

Pelas 7h00, o navio alemão da Peter Deilmann, efectuou as manobras de atracagem no porto do Funchal, vindo de Arrecife, Lanzarote, soltou os cabos pelas 19h00 rumando à capital portuguesa. O Island Escape, navio habitual na região deu entrada no Funchal, por volta das 7h00. O Aida Luna que pernoitou no Funchal, soltou os cabos pelas 17h00 rumo a Santa Cruz de La Palma. 
  (@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal