Espaço interactivo que se destina à fotografia e à informação sobre os Navios de Cruzeiro que passam pelo Porto Turístico do Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal. Todos os artigos aqui publicados são da autoria e da responsabilidade de NUNO OLIM, pelo que a sua reprodução ou plágio não são autorizados.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Funchal - 31/12/2009

Seis navios de cruzeiro marcaram presença no último dia do ano de 2009 na chamada "Pérola do Atlântico" ou então na "Ilha Afortunada", cujo tema foi o famoso e grandioso espectáculo pirotécnico da passagem de final de ano da Ilha da Madeira. O Aida Luna, Amadea, Boudicca, Oriana, Queen Victoria e Saga Ruby foram os cruzeiros que trouxeram à Região cerca de 10 mil turistas para assistirem ao maior cartaz turistico da Ilha.
Um facto importante a salientar é que o Funchal é palco da maior concentração de navios de cruzeiro em todo o Mundo no último dia do ano. Recordo que na passagem de ano de 2007 para 2008 estiveram 12 cruzeiros no Funchal.
Refiro que em 2009 passaram pelo Porto Turistico do Funchal cerca de 300 navios de cruzeiro.


Começando pelo navio de nacionalidade alemã o Aida Luna chegou ao Funchal por volta das 12h30 do dia 30 de Dezembro de 2009 onde pernoitou até 31 de Dezembro. Este paquete alterou o seu itinerário semanal de forma a estar presente no espectáculo pirotécnico. Proveio de Las Palmas tendo dado os seus cabos no cais norte do porto do Funchal, onde permaneceu até às 00h30 do dia 1 de Janeiro. 


O Amadea procedente de Agadir, chegou ao Funchal por volta das 22h00, onde aportou no cais 2 entre o Oriana e o Boudicca. A bordo vinham 600 turistas.  A sua escala na Região prolongou-se até às 18h00 do dia 1 de Janeiro de 2010 prosseguindo viagem até Santa Cruz de La Palma.


O Boudicca da Fred Olsen Cruise Lines, proveio de Santa Cruz de La Palma e aportou no Funchal pelas 7h00. Esteve atracado até às 23h00 partindo de seguida para o fundeadouro para assistir à passagem de final de ano. Ao terminar o espectáculo de fim de ano rumou em direcção a Portsmouth.


O Oriana da P&O Cruises, teve uma chegada tardia, deu os seus cabos por volta das 13h00 e teve como porto de origem o porto de Southampton. Pernoitou no Funchal, e soltou os seus cabos no primeiro dia de Janeiro de 2010 por volta das 12h30 rumo a Las Palmas em Gran Canaria. A bordo do Oriana estavam cerca de 1800 turistas sendo a esmagadora maioria de nacionalidade britânica.


O Queen Victoria da Cunard atrasou a sua chegada, devido à forte agitação maritima. Estava previsto chegar no dia 30 de Dezembro de 2009 mas aportou no Funchal no dia 31 de Dezembro pelas 7h15 onde permaneceu atracado até às 12h30 para dar lugar ao Oriana. Esteve fundeado ao largo do Funchal até às 2h00 rumando de seguida a Southampton. A bordo estavam cerca de 1950 turistas.


O Saga Ruby, ao contrário do Oriana, teve uma chegada antecipada, chegou ao Funchal por volta das 15h30. Esteve no fundeadouro para assistir à passagem de final de ano. Procedente de Tenerife, aportou no porto do Funchal pelas 3h30 e soltou os seus cabos no dia 1 de Janeiro de 2010 por volta das 23h00 rumo a Southampton. A bordo estavam cerca de 600 turistas.



(@) Image and Text Copyright; Imagem e texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

2 comentários:

Tiago disse...

O Amadea em 2011 vai fazer 6 escalas no Porto Santo, finalmente o Porto vai começar a ter algum uso, Mas parece que o navio vai fundear.

luxa disse...

MUITOS PARABÉNS!!!
NOTO QUE AS SUAS FOTOGRAFIAS TRAZEM TODAS, OU QUASE TODAS, UMA VERDURA.......OU FLORES!
(como quem quer passar: a MADEIRA também é um jardim)
PARABÉNS