Espaço interactivo que se destina à fotografia e à informação sobre os Navios de Cruzeiro que passam pelo Porto Turístico do Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal. Todos os artigos aqui publicados são da autoria e da responsabilidade de NUNO OLIM, pelo que a sua reprodução ou plágio não são autorizados.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Marco Polo


O Marco Polo foi construído em 1965, nos estaleiros Mathias-Thesen-Werft, Wismar, Alemanha. Sofreu remodelações em 1993. Neste momento o navio está ao serviço da Cruise & Maritime Voyages. 
Possui aproximadamente 22 mil toneladas, 176 metros de comprimento máximo e 24 metros de largura. Tem capacidade máxima para cerca 922 passageiros e 450 tripulantes. 
Velocidade cruzeiro: 19.5 nós
(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Norwegian Jade


Com proveniência de Las Palmas, o Norwegian Jade da operadora Norwegian Cruise Line (NCL) aportou no porto do Funchal pelas 10h00, soltando os seus cabos pelas 18h00, rumando em direcção a Málaga.


Trata-se do navio mais recente da frota Norwegian Cruise Lines, é um navio da classe Jewel, tal como, os seus navios gémeos o Norwegian Jewel, Norwegian Pearl e o Norwegian Gem.
Refiro que o Norwegian Jade está a efectuar um cruzeiro de 9 noites pelas Ilhas Atlânticas e Costa Marroquina, sendo Barcelona o porto base deste cruzeiro. O seu itinerário abrange Casablanca, Agadir, Las Palmas, Funchal,Málaga, terminando o itinerário em Barcelona.


O Norwegian Jade foi construído em 2006, nos estaleiros em Meyer Werft Papenburg, Alemanha. Foi entregue à NCL tendo sido colocado na subsidiára NCL América, onde ganhou a designação de Pride of Hawaii. Navegou durante dois anos com este nome, mais tarde o seu nome foi alterado para Norwegian Jade, tal como a sua apresentação foi modificada. A cerimónia de baptismo do navio teve lugar na Califórnia, Los Angeles. 
Tem como porto de registo o porto de Nassau, nas Bahamas.
Decks: 15
(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Island Escape


O Island Escape com registo em Nassau, nas Bahamas, efectou como de costume, a sua escala semanal às Segundas-feiras no Porto do Funchal. Chegou ao Funchal por volta das 7h00 com proveniência de La Palma nas Ilhas Canárias. Zarpou do Funchal pelas 23h00 em direcção ao porto marroquino de Agadir.
De referir que o Island Escape pertencente á operadora da Island Cruises, está a efectuar um cruzeiro de 7 noites pelas Ilhas Atlânticas e parte da Costa Africana, Marrocos. O seu itinerário passa por Santa Cruz de Tenerife, Las Palmas, Santa Cruz de La Palma, Funchal, Agadir, Arrecife finalizando o cruzeiro em Santa Cruz de Tenerife.


 
 
 
 
  

O Island Escape tem capacidade máxima para 1710 passageiros e 540 tripulantes. Tem uma tonelagem de 40,132 e um comprimento máximo de 189 metros e de largura 27 metros. Tem 746 cabines, 1 piscina, 3 restaurantes, teatro, spa, salão de beleza, piano bar, casino e cyber café. Foi construído em 1982. Já pertenceu à companhia da Royal Caribbean com o nome de Viking Serenade.
(@) Images and text Copyrights; Imagem e Texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

Louis Majesty


No passado Domingo, o Louis Majesty com registo em Valletta, Malta, fez escala no porto de Funchal. De proveniência do porto marroquino de Casablanca, deu os seus cabos no porto do Funchal pelas 5 da manhã, soltando os cabos pelas 16h00 rumando logo depois em direcção ao arquipélago vizinho das Canárias, Arrecife, Lanzarote.


O Louis Majesty está ao serviço da Louis Cruises Lines, foi construído em 1992 nos estaleiros MASA - Yards, Finlândia. Sofreu remodelações em 1999. Tem cerca de 41 mil toneladas, 173 metros de comprimento máximo e 28 metros de largura. Tem capacidade para alojar cerca de 1460 passageiros e 620 tripulantes.
Porto de registo: Valletta, Malta
Velocidade cruzeiro: 21 nós
(@) Image and Text Copyright; Imagem e texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Primeira estreia de 2010 no Funchal


O mais recente navio de cruzeiros da MSC (Mediterranean Shipping Company) fez a sua primeira escala no Porto do Funchal, trata-se da primeira estreia de 2010 no porto turistico do Funchal. A marcar presença nesta estreia estiveram os navios Aida Luna e o Island Escape. 

 
O MSC Splendida, vindo de Tenerife, aportou no Funchal perto das 8h00 e zarpou pelas 17h00 rumo a Málaga.


Este navio de bandeira italiana, foi construído em 2009, nos estaleiros de St. Nazaire, França, para a MSC. É detentor de 138 mil toneladas, 333 metros de comprimento máximo e 38 metros de largura. Tem capacidade máxima para receber cerca de 3887 passageiros servidos por 1325 tripulantes.
Tem como navio da mesma classe o MSC Fantasia
Decks: 18
Porto de registo: Panamá


A titulo de curiosidade, quando este navio estava ainda em fase de construção era para ter como nome MSC Serenata, mas por uma questão de elegância e de estética mudaram para MSC Splendida.


Aida Luna no momento em que soltou os seus cabos, rumando logo de seguida em direcção a La Palma. Este cruzeiro semanal, costuma pernoitar no Funchal e faz cruzeiros pelas Ilhas Atlânticas. 

 
Pormenor do janelão envidraçado do Aida Luna


Saída do Aida Luna pelas 17h00.


Passagem do Aida Luna pelo gigante MSC Splendida, no momento em que o Aida Luna soltou os seus cabos em direcção a La Palma.
(@) Image and Text Copyright; Imagem e texto com direitos: Nuno Olim, Funchal

domingo, 3 de janeiro de 2010

Funchal - 31/12/2009

Seis navios de cruzeiro marcaram presença no último dia do ano de 2009 na chamada "Pérola do Atlântico" ou então na "Ilha Afortunada", cujo tema foi o famoso e grandioso espectáculo pirotécnico da passagem de final de ano da Ilha da Madeira. O Aida Luna, Amadea, Boudicca, Oriana, Queen Victoria e Saga Ruby foram os cruzeiros que trouxeram à Região cerca de 10 mil turistas para assistirem ao maior cartaz turistico da Ilha.
Um facto importante a salientar é que o Funchal é palco da maior concentração de navios de cruzeiro em todo o Mundo no último dia do ano. Recordo que na passagem de ano de 2007 para 2008 estiveram 12 cruzeiros no Funchal.
Refiro que em 2009 passaram pelo Porto Turistico do Funchal cerca de 300 navios de cruzeiro.


Começando pelo navio de nacionalidade alemã o Aida Luna chegou ao Funchal por volta das 12h30 do dia 30 de Dezembro de 2009 onde pernoitou até 31 de Dezembro. Este paquete alterou o seu itinerário semanal de forma a estar presente no espectáculo pirotécnico. Proveio de Las Palmas tendo dado os seus cabos no cais norte do porto do Funchal, onde permaneceu até às 00h30 do dia 1 de Janeiro. 


O Amadea procedente de Agadir, chegou ao Funchal por volta das 22h00, onde aportou no cais 2 entre o Oriana e o Boudicca. A bordo vinham 600 turistas.  A sua escala na Região prolongou-se até às 18h00 do dia 1 de Janeiro de 2010 prosseguindo viagem até Santa Cruz de La Palma.


O Boudicca da Fred Olsen Cruise Lines, proveio de Santa Cruz de La Palma e aportou no Funchal pelas 7h00. Esteve atracado até às 23h00 partindo de seguida para o fundeadouro para assistir à passagem de final de ano. Ao terminar o espectáculo de fim de ano rumou em direcção a Portsmouth.


O Oriana da P&O Cruises, teve uma chegada tardia, deu os seus cabos por volta das 13h00 e teve como porto de origem o porto de Southampton. Pernoitou no Funchal, e soltou os seus cabos no primeiro dia de Janeiro de 2010 por volta das 12h30 rumo a Las Palmas em Gran Canaria. A bordo do Oriana estavam cerca de 1800 turistas sendo a esmagadora maioria de nacionalidade britânica.


O Queen Victoria da Cunard atrasou a sua chegada, devido à forte agitação maritima. Estava previsto chegar no dia 30 de Dezembro de 2009 mas aportou no Funchal no dia 31 de Dezembro pelas 7h15 onde permaneceu atracado até às 12h30 para dar lugar ao Oriana. Esteve fundeado ao largo do Funchal até às 2h00 rumando de seguida a Southampton. A bordo estavam cerca de 1950 turistas.


O Saga Ruby, ao contrário do Oriana, teve uma chegada antecipada, chegou ao Funchal por volta das 15h30. Esteve no fundeadouro para assistir à passagem de final de ano. Procedente de Tenerife, aportou no porto do Funchal pelas 3h30 e soltou os seus cabos no dia 1 de Janeiro de 2010 por volta das 23h00 rumo a Southampton. A bordo estavam cerca de 600 turistas.



(@) Image and Text Copyright; Imagem e texto com direitos: Nuno Olim, Funchal